• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-06112012-104628
Documento
Autor
Nome completo
Marcella Marino Medeiros Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Suzuki, Marcio (Presidente)
Ferraz Neto, Bento Prado de Almeida
Ferraz, Marcus Sacrini Ayres
Título em português
"Fantasia e consciência de imagem", lições apresentadas por Husserl no semestre de inverno de 1904 - 1905: tradução, introdução e notas
Palavras-chave em português
Consciência de imagem
Fantasia
Husserl
Intencionalidade
Intuição estética
Resumo em português
O presente trabalho consiste na tradução anotada da Terceira Parte das Lições do Semestre de Inverno de 1904-1905 intitulada Fantasia e Consciência de Imagem, acompanhada de uma introdução. Nesta apresentamos inicialmente a teoria da intencionalidade desenvolvida nas Investigações Lógicas, cujos elementos são fundamentais para a compreensão da análise da estrutura intencional das imagens físicas e da fantasia empreendida nas Lições. Num segundo momento, buscamos retraçar o percurso analítico feito por Husserl nas Lições, o qual conduz ao reconhecimento de que as fantasias, consideradas inicialmente imagens, possuem uma estrutura intencional semelhante à das percepções. Esta descoberta o levará ao questionamento e à crítica do esquema apreensão-conteúdo de apreensão, até então válido para descrever os diversos modos de consciência intencional, e ao esboço de uma nova teoria para explicitar a diferença entre o caráter atual dos atos presentantes e o caráter inatual dos atos presentificantes, como a memória, a fantasia e a expectativa.
Título em inglês
"Fantasy and image consciousness", lectures presented by Edmund Husserl in the winter semester 1904 - 1905: translation, introduction and notes
Palavras-chave em inglês
Aesthetic contemplation
Fantasy
Husserl
Image consciousness
Intentionality
Resumo em inglês
This dissertation comprises the annotated translation of the Third Part of the Lectures from the Winter Semester 1904/1905, entitled Fantasy and Image Consciousness, and an introduction. In the introduction, we initially present the theory of intentionality developed in the Logical Investigations, whose elements are fundamental to understand the analysis of the intentional structure of physical and fantasy images carried out in the Lectures. Secondly, we seek to retrace the analytical path taken by Husserl in the Lectures, which leads to the recognition that fantasies, initially considered as images, have an intentional structure similar to that of perceptions. This discovery will lead him to criticize the scheme apprehension-content of apprehension, hitherto valid for describing the various modes of intentional consciousness, and to outline a new interpretation to explain the difference between the actual character of the acts of presentation and the inactual character" of the acts of representation, such as memory, fantasy and expectation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-11-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.