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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-09102007-141926
Document
Auteur
Nom complet
Monica Loyola Stival
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Moura, Carlos Alberto Ribeiro de (Président)
Cacciola, Maria Lucia Mello de Oliveira
Limongi, Maria Isabel de Magalhaes Papaterra
Titre en portugais
Hábito - expectativa: uma noção de sujeito a partir de David Hume
Mots-clés en portugais
Empirismo
Espaço
Experiência
Hábito
Hume
Sujeito
Tempo
Resumé en portugais
O intuito desta pesquisa é encontrar o vínculo entre percepção e relações contingentes na filosofia de David Hume. Uma vez que o autor nos diz que tudo o que há são percepções, surge a tarefa de precisar o modo segundo o qual relações como espaço e tempo - relações filosóficas e contingentes - se constituem. Afinal, a noção chave desta filosofia, a de causalidade, traz já a necessidade de certa percepção de tais idéias abstratas (espaço e tempo): elas devem ser derivadas de alguma experiência sensível (impressão), mesmo sendo exteriores às qualidades da experiência sensível. Será possível, assim, vislumbrar a imbricação entre o atomismo e o associacionismo humiano, delimitando o sentido da experiência para este pensamento e apontando as conseqüências dessa perspectiva em relação à problemática da época - o conhecimento - ou àquela que nascia como conseqüência - a subjetividade.
Titre en anglais
Habit - expectancy: the connexion between perception and contingent relations in David Hume's philosophy
Mots-clés en anglais
Empirism
Experience
Habit
Hume
Space
Subject
Time
Resumé en anglais
The aim of the present research is to find the connexion between perception and contingent relations in David Hume's philosophy. Since the author himself tells us that everything that exists are perceptions, the task arises of precisely circumscribing the way in which relations such as time and space - philosophical and contingent relations - are constituted. After all, the key concept of this philosophy, the one of causality, already implies the need of some perception of such abstract ideas (time and space): they should be derived from some sensitive experience (impression), even if they are exterior to the qualities of sensitive experience. It will be thus possible to have an insight into the interrelation of Hume's atomism and associationism, thereby defining the meaning of experience in his philosophy and pointing out the consequences of his view to the set of problems of his epoch - knowledge - or of the one then upraising - subjectivity.
 
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Date de Publication
2007-10-09
 
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