• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-10012008-115157
Document
Auteur
Nom complet
Luis Fernandes dos Santos Nascimento
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Suzuki, Marcio (Président)
Cattin, Emmanuel
Jaffro, Laurent
Limongi, Maria Isabel de Magalhaes Papaterra
Matos, Luiz Fernando Batista Franklin de
Titre en portugais
"Shaftesbury e a idéia de formação de um caráter moderno"
Mots-clés en portugais
Caráter
Filosofia
Modernidade
Moral
Shaftesbury
Resumé en portugais
O presente trabalho procura entender como Anthony Ashley Cooper (o Terceiro Conde de Shaftesbury) concebeu a noção de caráter moderno a partir da análise de alguns elementos de sua filosofia, a saber: a relação entre o gênero humano e a natureza, a formação da identidade individual e a de uma época, o vínculo entre a questão da escritura e a atividade filosófica. Cada um dos três capítulos de nosso estudo foi dedicado (respectivamente) a um desses assuntos. Tendo como base Os moralistas, a Investigação sobre a virtude e a Carta sobre o entusiasmo, o primeiro capítulo busca examinar o vínculo que Shaftesbury estabelece entre o homem e o sistema da natureza, ou seja: como o gênero humano se relaciona com o universo e qual é o seu papel no interior do mundo natural. A partir da idéia shaftesburiana de solilóquio (exposta no texto que leva o mesmo nome: Solilóquio ou conselho a um autor), o segundo capítulo procura compreender como o filósofo inglês pensa o liame entre o que ele mesmo denomina processo de personificação e o surgimento das artes, da filosofia e da identidade de uma época. Por fim, o terceiro capítulo visa mostrar que a questão da polidez e do aprimoramento do gosto não apenas foi um dos principais temas da obra do filósofo inglês, como também está intimamente ligada à sua concepção de filosofia.
Titre en anglais
Shaftesbury and the idea of formation of a modern character
Mots-clés en anglais
Character
Modernity
Morals
Philosophy
Shaftesbury
Resumé en anglais
The object of this thesis is the philosophy of Anthony Ashley Cooper, third earl of Shaftesbury, and more specifically the conception it presents of a modern character. Shaftesbury's understanding of modernity in philosophical terms is present in at least three of the main themes of his philosophy: the relation between mankind and nature, the formation of the individual character as a component of the character of the times, the bounds that tie philosophical reflection to the art of writing. The first chapter of the thesis examines Shaftesbury understanding of man's role in the natural world, or the relations between mankind as a species and nature as a system. The focus is on The moralists, a philosophical rhapsody, An inquiry concerning virtue or merit and A letter of enthusiasm. The second chapter deals with the text of Soliloquy, or advice to an author, in order to show how Shaftesbury conceives the process of personification as the precondition for the rising of the arts (including philosophy) which in turn are taken as the defining element of the character of the times. The third chapter shows that politeness and the refinement of taste, far from being mere motifs of fashion, are understood by Shaftesbury as philosophical topics of major importance. The focus here is on the texts of the Miscellaneous reflections and of Plastics.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-01-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.