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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2016.tde-13122016-123217
Documento
Autor
Nome completo
Taynam Santos Luz Bueno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Souza, Maria das Graças de (Presidente)
Aranovich, Patricia Fontoura
Chaui, Marilena de Souza
Faversani, Fábio
Silva, Franklin Leopoldo e
Título em português
Formação moral e ação política em Sêneca: entre o sábio e o princeps
Palavras-chave em português
De Clementia
Estoicismo
Filosofia política
Sapiens
Sêneca
Virtude
Resumo em português
Este trabalho tem como objeto o pensamento político de Sêneca em sua relação com a filosofia moral estoica. Nossa hipótese é a de que a construção da noção de poder político em Sêneca se dá por meio da vinculação entre duas figuras chave de seu pensamento, a do sábio (sapiens) e a do príncipe (princeps). Isto é, pretende-se mostra, precisamente na leitura do Tratado sobre a clemência (De Clementia), que existe uma íntima relação entre, de um lado, a formação moral do governante e, de outro, as formulações teóricas da doutrina estoica acerca do homem virtuoso, do sapiens. A arte política por excelência, por não se desvincular da Ética (para o estoicismo), é materializada na interrelação existente entre a figura do princeps e a figura do sapiens, implicando, portanto, a formação moral do governante como elemento imprescindível ao bom exercício do poder político.
Título em inglês
Moral formation and political action in Seneca: between the princeps and the sapiens
Palavras-chave em inglês
De Clementia
Political Philosophy
Sapiens
Seneca
Stoicism
Virtue
Resumo em inglês
This paper has as its object the political thought of Seneca in his relation with stoic moral philosophy. The hypothesis is that the construction of the notion of political power in Seneca occurs through the linking between two key figures of his thought, the wise (sapiens) and the prince (princeps). This is intended to show precisely the reading of the Treaty on clemency (De Clementia), that there is a close relationship between, on the one hand, the moral education of the ruler and on the other, the theoretical formulations of the Stoic doctrine of virtuous man sapiens. The political art par excellence, not to avoid its Ethics (for Stoicism), is based upon the interrelationship between the figure of the princeps and the figure of sapiens, implying therefore the moral education of the ruler as an essential element for the proper exercise of the political power.
 
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Data de Publicação
2016-12-13
 
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