• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-14112013-111358
Documento
Autor
Nombre completo
Caue Cardoso Polla
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Terra, Ricardo Ribeiro (Presidente)
Dalbosco, Claudio Almir
Dürmaier, Ana Thereza de Miranda Cordeio
Mattos, Fernando Costa
Nadai, Bruno
Título en portugués
O ABC do cosmopolitismo: Kant e a educação
Palabras clave en portugués
Cosmopolitismo
Educação iluminista
Ilustração
Immanuel Kant
Resumen en portugués
O estudo que apresentamos tem como finalidade investigar a ideia kantiana de uma educação cosmopolita. Compreendendo o contexto maior no qual se inserem as reflexões de Kant acerca da educação, a saber, a Ilustração do Século XVIII, procuramos diferenciar a proposta kantiana de educação por seu caráter cosmopolita. Em um primeiro momento, traçamos, baseados na noção de clima de opinião, um breve panorama da Ilustração e sua estreita relação com a questão da educação. Em um segundo momento, refletimos acerca da relação entre Rousseau e Kant no que se refere à educação, mostrando as convergências divergências existentes. Nos apoiando da distinção entre educação privada e pública, intentamos mostrar como Kant se opõe à Rousseau ao defender a educação pública, e como esta defesa nos ajuda a compreender a opção de Kant por uma educação com viés cosmopolita. Em um terceiro momento, apresentamos de um ponto de vista geral a concepção de educação kantiana, analisando sua relação com a filosofia da história, uma vez mais com a intenção de realçar a característica cosmopolita. Por último, apresentamos um quadro dos cosmopolitismos kantianos e debatemos como a educação cosmopolita pode ser vista como uma necessidade para Kant.
Título en inglés
The abc of cosmpolitanism: Kant and education
Palabras clave en inglés
Cosmopolitanism
Enlightened education
Enlightenment
Immanuel Kant
Resumen en inglés
Our study aims at carrying out an investigation of the Kantian idea of a cosmopolitan education. Contextualizing Kants proposal of a cosmopolitan education within the broader scenario of the Enlightenment movement, we try to differentiate Kants education for its cosmopolitan trait. Firstly, we draw a short panorama of the Enlightenment and its relation with education, based on the concept of climate of opinion. Then, by contrasting Rousseau and Kant, we try to show their diverging proposals of education, based on a distinction current and the history of education between a private and a public education. By showing Kants support of a public education, we try to indicate that this very bias is a way of demanding a cosmopolitan education. In a third moment, we sketch Kants conception of education, then analyzing its relation with his philosophy of history. As a conclusion, we will try to summarize Kants cosmopolitanisms in order to debate Kants cosmopolitan education as a necessity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-11-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.