• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2018.tde-15082018-123122
Documento
Autor
Nombre completo
Marcio Luis Sattin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Giannotti, Jose Arthur (Presidente)
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Mammi, Lorenzo
Santos, Luiz Henrique Lopes dos
Xavier, Ismail Norberto
Título en portugués
Imagem da imagem do mundo: cinema e filosofia em Michelangelo Antonioni, Howard Hawks e Jia Zhang Ke
Palabras clave en portugués
Cinema
Filosofia
Gramática
Imagem
Resumen en portugués
Este trabalho tem por objetivo examinar algumas questões relativas à noção de imagem cinematográfica. O exame não pode, nem será, exaustivo, mas esperase que ao final um conjunto de aspectos ligados entre si se organize em torno de alguns eixos: que relações podem se estabelecer entre um discurso visual, como é o cinema, e o mundo; de que maneira o arranjo das partes deste discurso visual facilita, compromete ou abandona tais relações; que tipo(s) de gramática rege(m) este arranjo, já que o discurso cinematográfico se articula necessariamente como linguagem; na construção e na concatenação das imagens, que funções podem ainda ser atribuídas ou não a conceitos como verossimilhança e mimese; como dissociar a imagem cinematográfica da noção de representação herdada da Filosofia Moderna; na relação entre imagem e imageado, que aspectos são iluminados ou obscurecidos pelo emprego de pares fixos ou flutuantes como forma/conteúdo e como/que.
Título en inglés
Image of the image of the world: cinema and philosophy in Michelangelo Antonioni, Howard Hawks and Jia Zhang Ke
Palabras clave en inglés
Cinema
Grammar
Image
Philosophy
Resumen en inglés
This work tries to examine some issues regarding the notion of cinematographic image. This cant and wont be exhaustive, but it hopes that, at the end, a set of aspects connected with each other will organize itself in respect to some major threads: what kind of relations can be established between a visual discourse, like cinema, and the world; in which ways the parts of this discourse can contribute to, compromise or abandon those relations; what sort of grammar (or grammars) rules these parts, since the cinematographic discourse articulates itself as a language; in putting together these images, what roles can be assigned or not to concepts like verisimilitude and mimesis; how can one separate the cinematographic image from the notion of representation brought by the Philosophy of Modernity; in the connection between the image and the world, what does one gain or loose with the use of pairs like form/content, how/what, etc.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-08-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.