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Doctoral Thesis
DOI
Document
Author
Full name
Fernando Sposito Yokoyama
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2018
Supervisor
Committee
Cuter, Joao Vergilio Gallerani (President)
Carvalho, Marcelo Silva de
Ferraz Neto, Bento Prado de Almeida
Tranjan, Tiago
Title in Portuguese
Representação e realidade na Crítica da Razão Pura de Kant e no Tractatus de Wittgenstein: um estudo comparativo
Keywords in Portuguese
Filosofia da linguagem
Lógica
Ontologia
Representação (Filosofia)
Teoria do conhecimento
Abstract in Portuguese
Os projetos filosóficos desenvolvidos por Wittgenstein, em seu Tractatus Logico- Philosophicus, e por Kant, em sua Crítica da Razão Pura, possuem uma estrutura e objetivos semelhantes. Ambos consistem em um ataque a determinadas pretensões da filosofia com base em uma investigação dos nossos meios de representação da realidade. Tais paralelos foram notados por alguns autores, que, por conseguinte, realizam uma aproximação entre as duas obras. A presente tese pretende aprofundar a discussão acerca da proximidade entre elas com base em um ponto que, segundo é do nosso conhecimento, ainda não foi suficientemente explorado. Partindo da ideia de que os dois projetos estão apoiados em suas respectivas teorias da representação e de que estas consistem em uma explicação da relação entre representação e realidade representada, realizaremos uma comparação acerca do modo como os dois filósofos concebem a natureza dessa relação. Mais especificamente, investigaremos se o Tractatus pode ser aproximado à Crítica também no que diz respeito à tese kantiana de que os objetos devem se conformar às condições necessárias dos meios de que dispomos para representá-los, tese esta que caracteriza a chamada Revolução Copernicana de Kant. Defenderemos que esse exame coincide com a consideração de um debate entre duas linhas interpretativas conflitantes presentes na literatura secundária do Tractatus, as quais denominaremos realista e antirrealista. Segundo a primeira, as teses tractarianas acerca das propriedades essenciais e necessárias da realidade dizem respeito a um domínio que deve ser concebido como, em algum sentido, independente da linguagem que o representa. Por outro lado, a segunda sustenta que tais propriedades essenciais e necessárias pertenceriam à realidade apenas na medida em que ela é representada pela linguagem, não sendo, portanto, independentes desta. Procuraremos mostrar que uma leitura antirrealista do Tractatus acaba por atribuir à obra uma concepção acerca da relação entre linguagem e realidade essencialmente análoga àquela que resulta dos princípios básicos da Revolução Copernicana de Kant, ao passo que, da perspectiva de uma leitura realista, o Tractatus seria completamente avesso a esses mesmos princípios básicos. A partir de um exame e de uma comparação entre as teorias kantiana e tractariana de representação, defenderemos uma leitura realista do Tractatus, e, por conseguinte, tentaremos mostrar que ele se afasta da Crítica no que diz respeito à sua Revolução Copernicana. Com isso, mais do que avaliar em que medida os projetos kantiano e tractariano podem efetivamente ser aproximados, esperamos mostrar que algumas das ideias e noções que são próprias da filosofia teórica de Kant podem ser utilizadas para iluminar certas questões levantadas no debate entre as leituras realista e antirrealista do Tractatus, sobretudo questões referentes à relação, desenvolvida no interior do sistema tractariano, entre forma lógica e ontologia.
Title in English
Representation and Reality in Kants Critique of Pure Reason and in Wittgensteins Tractatus: a comparative study
Keywords in English
Logic
Ontology
Philosophy of language
Representation (Philosophy)
Theory of knowledge
Abstract in English
The philosophical projects developed by Wittgenstein, in his "Tractatus Logico-Philosophicus", and by Kant, in his "Critique of Pure Reason", have similar structures and goals. Both consist in an attack on certain pretensions of philosophy based on an inquiry about the means we dispose to represent reality. Such parallels and affinities have been noticed by some authors in the secondary literature. The present thesis intends to deepen the debate on the proximity between these two works by focusing on an issue which, according to my knowledge, has not yet been sufficiently explored. Starting from the ideia that both of these projects are based on its respective theories of representation and that the latter consist in an explanation of the relation between representation and the represented reality, we will realize a comparison about how both philosophers conceive of the nature of such relation. More specifically, we will inquire whether the Tractatus is also akin to the Critique with respect to the Kantian thesis that objects must conform to the necessary conditions of our means of representing them, i.e. the thesis which characterizes the so-called Kants "Copernican Revolution". We will argue that such an inquiry coincides with an examination of a debate between two conflicting lines of interpretation present in the secondary literature about the Tractatus, which we will refer to as "realist" and "antirealist". According to the former, the Tractarian theses about the necessary and essential properties of reality are theses about a domain which should be conceived of as in some sense independent of the language that represents it. On the other hand, the latter entails the ideia that such necessary and essential properties belong to reality only insofar as it is represented by language, and should not, therefore, be conceived of as independent of it. We will attempt to show that an antirealist reading of the Tractatus ends up ascribing to the work a conception about the relation between language and reality which is essentially analogous to that which follows from the basic principles of the so-called "Kant's Copernican Revolution", while from the perspective of a realist reading the Tractatus would be completely alien to such basic principles. By means of an examination of and a comparison between the Kantian and the Tractarian theories of representation, we will defend a realist reading of the Tractatus and therefore attempt to show that it distances itself from the Critique when it comes to the latters "Copernican Revolution". By doing this, more than evaluate to what extent the Kantian and the Tractarian philosophical projects really are close to each other, we expect to show that some of the ideas and notions which are proper to Kant's theoretical philosophy may be used to shed light on certain questions which are raised in the debate between the realist and antirealist readings of the Tractatus, above all questions concerning the relation, developed within the Tractarian system, between logical form and ontology.
 
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Publishing Date
2019-04-16
 
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