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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-17082012-104854
Document
Auteur
Nom complet
Phillip Wilhelm Keller
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Suzuki, Marcio (Président)
Knoll, Victor
Pacheco, Marilia Batista Cota
Tolle, Oliver
Werle, Marco Aurélio
Titre en portugais
Estrutura da obra de arte na filosofia de Hegel - análise da estrutura da arte nos cursos de Berlim com relação aos conceitos de organismo, ação e conceito
Mots-clés en portugais
Ação
Arte clássica
Arte romântica
Conceito
Hegel
Ideia
Obra de arte
Organismo
Resumé en portugais
Esta tese investiga a Ideia e o modo como ela se realiza na obra de arte segundo a Estética de Hegel. No primeiro capítulo, o conceito de Ideia é apresentado nas três formas em que o mesmo se realiza segundo a Lógica enquanto Ciência do Conceito em Hegel. No segundo capítulo, procura-se estabelecer alguns pressupostos históricos da analogia entre belo e organismo e como esta mesma analogia pode ser reencontrada na Estética de Hegel. No terceiro capítulo, mostra-se como a ação também pode ser outra forma de interpretação e elemento estruturador da Ideia realizada na obra de arte. No quarto capítulo, apresenta-se o silogismo (e o juízo) como possível forma de explicação das diversas formas de arte. No quinto capítulo, as duas formas de realização da Ideia, enquanto vida e ação, são apresentadas como duas formas diferentes de expressão da Ideia realizadas respectivamente nas obras de arte das formas particulares de arte clássica e romântica.
Titre en anglais
Structure of the artwork in the philosophy of Hegel - analysis of the structure of art in his Berlin lectures with respect to the concepts of organism, action and concept
Mots-clés en anglais
Action
Classical art
Concept
Hegel
Idea
Organism
Romantic art
Work of art
Resumé en anglais
This thesis investigates the idea and the way it is realized in the work of art according to Hegel's Aesthetics. In the first chapter the concept of idea is presented in three forms as it realizes itself according to the Logic as the Science of Concept in Hegel. In the second chapter, we try to establish some historical presuppositions of the analogy between beauty and organism and how this same analogy can be rediscovered in Hegel's Aesthetics. In the third chapter, it is shown how the action could also be another form of interpretation and structuring element of the idea realized in the artwork. The fourth chapter presents the syllogism (and judgment) as a possible form of explanation of the different particular forms of art. In the fifth and concluding chapter, the two forms of realization of the idea, as life or action, are presented as two different forms of expression of the idea realized respectively in the particular forms of art of classical and romantic arts.
 
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Date de Publication
2012-08-17
 
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