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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-27122022-123429
Document
Auteur
Nom complet
Cauê Alves
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Chaui, Marilena de Souza (Président)
Favaretto, Celso Fernando
Goldberg, Sonia Salzstein
Titre en portugais
O pensamento em processo da obra de Hélio Oitica
Mots-clés en portugais
Arte
Corpo
Fenomenologia
Metafísica
Representação
Resumé en portugais
O presente trabalho discute o pensamento em processo da obra de Hélio Oiticica a partir da relação com seus escritos e com a leitura que realizou de diversos autores da história da filosofia contemporânea, entre eles Friedrich Nietzsche, Henri Bergson e Maurice Merleau-Ponty. Recorrendo aos textos em que o artista cita filósofos, a dissertação investiga alguns princípios e noções da filosofia, mesmo que dispersos, em seu trabalho. Apropriar-se com liberdade de conceitos filosóficos de acordo com seu interesse, lhe permitiu explorar o impensado, o que excede e transborda o conceito. Não tendo a pretensão de constituir um sistema, Oiticica enunciou um conjunto aberto de referências teóricas com as quais sua obra dialoga. Estas não são definitivas, pois foram sendo revistas e modificadas durante toda sua trajetória. Se Oiticica não inventa conceitos, no sentido de representações mentais de suas obras ou como manifestação abstrata e estável da essência do mundo, vale-se de noções teóricas, ou "novas ordens", termo que prefere, como peça fundamental de seu pensamento. Núcleo, Bólide, Parangolé, Ninho estão entre essas "novas ordens". Elas marcam sua recusa em relação às tradicionais modalidades da arte sem pretender instaurar novas categorias para a arte contemporânea. O estudo aborda a dimensão reflexiva de sua obra e o modo como a filosofia, enquanto interrogação constante e viva, está presente em seu trabalho recolocando questões metafísicas. Trata-se de situar algumas referências no desenrolar do seu pensamento, visando desenvolver a discussão de sua produção. Para isso, é importante a relação de Oiticica com obras de artistas modernos (Maliévitch, Mondrian e Kandinsky) e críticos como Ferreira Gullar e Mário Pedrosa
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Art
Body
Metaphysics
Phenomenology
Representation
Resumé en anglais
The following thesis discusses the thinking in process in Helio Oiticica's work taking in consideration his writings and the readings he did from several Contemporary Philosophy authors like Friedrich Nietzsche, Henri Bergson and Maurice Merleau-Ponty. Altogether with the texts in which the artist quotes these philosophers above mentioned, this dissertation attempt to research some philosophical axioms and notions, albeit dispersed, in Helio Oiticica's work. The free appropriation of philosophical concepts accordingly with his interests, allowed him to explore the unthinkable, which that excedes and overflows the mere concept. Disregarding the intention of creating a system, Oiticica enunciated an open group of theoretical references in frank dialogism with his work. These references are not final, once they were revisioned and modified during all his trajectory. If Oiticica does not create concepts in the sense of the intellectual representations of his works or as an abstract and establish manifestation of the world essence, he does coin instead, theoretical notions or "new orders," term that he rather use, as a fundamental piece of his intellectual thinking. Nucleo, Bólide, Parangolé and Nest are works among these "new orders." All these works point out his rejection of traditional modalities of art without any pretention in restoring new categories for contemporary art. The study approach the reflexive dimension of his work as well as the way in wich philosophy, as a permanent and vivid question, is present in his work replacing metaphysical inquiries. It is a about placing some references in the development of his thinking, forseeing a discussion concerning about his production. Therefore, it is important Helio Oiticica's relationship with modern artist works (Maliévitch, Mondrian, Kandinsky) and critics like Ferreira Gullar and Mário Pedrosa
 
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2004_CaueAlves.pdf (7.65 Mbytes)
Date de Publication
2022-12-27
 
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