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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-03092007-140545
Document
Auteur
Nom complet
Isabela Oliveira Pereira da Silva
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Peixoto, Fernanda Areas (Président)
Quilici, Cassiano Sydow
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Titre en portugais
Bárbaros tecnizados: cinema no teatro oficina
Mots-clés en portugais
Antropologia
Cinema
Oficina
Teatro
Vídeo
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é a investigação de um dos aspectos menos conhecidos da trajetória do grupo Teatro Oficina: sua produção audiovisual. O cinema (compreendendo toda a produção audiovisual) é tomado como fio condutor para que entendamos o trabalho do "Oficina" na sua chamada fase subterrânea, período que compreende a suspensão das atividades do teatro na década de 1970 até a reconstrução do prédio e sua reabertura na década de 1990. Apesar da "fase subterrânea" ser considerada por parte da crítica como um período de esgotamento do grupo, é neste período que se dá a construção de um audacioso projeto cujas bases estão em outras linguagens como o cinema, a televisão, o vídeo e seus desdobramentos, tais como a transmissão de imagens e sons via Internet. A produção audiovisual em questão será considerada como uma espécie de "diário" do "Oficina", tomando de empréstimo a própria definição de seus realizadores, já que aí o grupo anota impressões, sentimentos, experiências e vestígios de um percurso. Nosso objetivo é, com base nos fragmentos deste "diário", tentar reconstituir os rumos da longa viagem empreendida pelo "Oficina" nesta fase.
Titre en anglais
The least known aspects in the work of Oficina Theatre: its audiovisual production
Mots-clés en anglais
Anthropology
Cinema
Oficina
Theatre
Video
Resumé en anglais
In this work the goal is to analyze one of the least known aspects in the work of Oficina Theatre, its audiovisual production. The cinema (the audivisual production) is taken as the guide in order to understand the work of "Oficina" during its so called "underground phase", a period which starts in 1970´s, when the theatric activities are suspended until its build rebuilding and reopening in 1990´s. Notwithstanding this "undergound phase" is considered as an empty period, there is in this period the construction of an audacious project, grounded in another languages like cinema, television, video and its developments as simultaneous internet transmission. The audiovisual production shall be considerd as a kind of "Oficina's "diary", using its accomplishers' definition, therefore the "group" notes its impressions, feelings, experiences and remains of a journey. Our goal is, grounded in fragments of this diary, try to restore the rotes of a long trip that "Oficina" attempted during this phase.
 
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Date de Publication
2007-10-04
 
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