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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-06022017-113032
Documento
Autor
Nombre completo
Gleicy Mailly da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Silva, Laura Moutinho da (Presidente)
Almeida, Heloisa Buarque de
Guimaraes, Antonio Sergio Alfredo
Neves, Paulo Sérgio da Costa
Tommasi, Maria Livia de
Título en portugués
Empreendimentos sociais, negócios culturais: uma etnografia das relações entre economia e política a partir da Feira Preta em São Paulo
Palabras clave en portugués
Cultura negra
Empreendedorismo
Engajamento político
Feira Preta
Relações raciais
Resumen en portugués
Esta pesquisa visa refletir a respeito das imbricações entre política e economia observadas a partir da Feira Preta; um evento que promove atividades de cultura e comércio voltadas à comunidade negra, organizado anualmente na cidade de São Paulo. Tendo como plano de referências o contexto político-econômico brasileiro dos últimos quinze anos marcado, entre outras coisas, pela ampliação das condições de acesso ao ensino superior e pelo estímulo a manifestações culturais não-hegemônicas , elaboro uma análise etnográfica das redes de relações constituídas por jovens negros/negras, identificados no contexto desta Feira como empreendedores da cultura, os quais agenciam diferentes concepções de cultura negra na composição de espaços de reconhecimento e troca, onde lazer, celebração, consumo e engajamento se interseccionam. Atentando para as diferentes lógicas econômicas (monetárias e não monetárias) em ação, bem como para a complexidade do termo empreendedorismo, privilegio a análise do modo como mecanismos de solidariedade e de participação política se articulam, impulsionando a construção de novos imaginários e espaços reivindicativos. Por fim, destaco o protagonismo de mulheres negras, universitárias, na rearticulação das formas de identificação e mobilização estética e política no Brasil contemporâneo.
Título en inglés
Social Enterprises/Cultural Business: an ethnography of the relations between economics and politics at the "Black Fair" in São Paulo
Palabras clave en inglés
Black culture
Entrepreneurship
Feira Preta
Political engagement
Race relations
Resumen en inglés
This research aims to reflect on the entanglement of politics and economy that take place at the Black Fair (Feira Preta); an event that promotes cultural and trade activities aimed at "black community", organized annually in the city of São Paulo. Having the Brazilian political-economic context of the last fifteen years as background marked, among other things, by the expansion of access to higher education and the encouragement of nonhegemonic cultural events I present an ethnographic analysis of the relational networks of black youth, identified in the context of this Fair as "cultural entrepreneurs", who weave different conceptions of "black culture" into spaces of recognition and exchange, where leisure, celebration, consumption and engagement intersect. Paying attention to the different economic logics (monetary and non-monetary) in action, as well as the complexity of the term "entrepreneurship", I focus the analysis on how solidarity mechanisms and political participation are articulated, boosting the construction of new imaginative and spatial claims. Finally, I highlight the role of black college women, upon the re-articulation of the forms of identification and aesthetic and political mobilization in contemporary Brazil.
 
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Fecha de Publicación
2017-02-06
 
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