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Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Terra Johari Pôssa Terra
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Schwarcz, Lilia Katri Moritz (Président)
Almeida, Mariléa de
Silva, Laura Moutinho da
Silva, Salomão Jovino da
Titre en portugais
Cabelo armado, em 'legítima defesa': performance e diferença no teatro negro da Cia. Os Crespos 
Mots-clés en portugais
Atlântico negro
Cia. Os Crespos
Diferença
Performance
Teatro negro
Resumé en portugais
Neste trabalho, meu objetivo é investigar como as práticas de teatro negro produzem noções de diferença através da performance. Dialogo com a produção intelectual da Cia. Os Crespos, grupo de atores formado em 2005 na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo. Para tanto, realizei entrevistas com os atores; um estudo da Revista Legítima Defesa, publicada pela companhia; e etnografia de intervenções urbanas e apresentações do espetáculo Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão (2016). Em minha análise, procuro compreender os processos de pesquisa cênica do grupo, destacando perspectivas teóricas e procedimentos estéticos. Em seguida, proponho uma discussão sobre uma história negra do teatro, como sugere Evani Tavares Lima (2015). Por fim, argumento que, em Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão, a performance tece uma reflexão sobre múltiplas práticas de resistência e formas de sujeito, desafiando os lugares impostos aos negros pelo racismo. Subjazem essa construção noções particulares de espaço, tempo e liberdade, as quais traduzem visões de mundo e modos de relação transcriados na diáspora afro-atlântica.
Titre en anglais
Unruly Hair, in self-defense: Performance and difference in Cia. Os Crespos black theater
Mots-clés en anglais
Black atlantic
Black theater
Cia. Os Crespos
Difference
Performance
Resumé en anglais
In this work, my goal is to investigate how black theater practices produce notions of difference through performance. I dialogue with the intellectual production of Cia. Os Crespos, a group of actors formed in 2005 at the School of Dramatic Arts of the University of São Paulo. For that, I interviewed the actors; studied the "Legítima Defesa Magazine, published by the company; and produced ethnography of urban interventions and performances of the play "Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão" (2016). In my analysis, I try to understand the scenic research processes of the group, highlighting theoretical perspectives and aesthetic procedures. Next, I propose a discussion about a black history of theater, as Evani Tavares Lima (2015) suggests. Finally, I argue that in "Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão", the performance unfolds multiple practices of resistance and forms of subject, challenging the places imposed on black people by racism. Underpinning this construction are particular notions of space, time and freedom, which translate world views and modes of relationship transcreated into the Afro-Atlantic diaspora.
 
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Date de Publication
2019-11-06
 
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