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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-08042019-115104
Documento
Autor
Nombre completo
Bernardo Fonseca Machado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Schwarcz, Lilia Katri Moritz (Presidente)
Coelho, Maria Claudia Pereira
Peixoto, Fernanda Arêas
Pontes, Heloisa André
Silva, Laura Moutinho da
Título en portugués
Atos da diferença: trânsitos teatrais entre São Paulo e Nova York no início do século XXI
Palabras clave en portugués
Diferença
Nova York
São Paulo
Teatro musical
Trânsitos
Resumen en portugués
Desde a virada do século, espetáculos da Broadway, em Nova York, passaram a ser largamente produzidos em São Paulo. No intervalo de pouco mais de uma década, um sistema organizado de produção de musicais instaurou-se na capital paulista. Esta tese tem como objetivo investigar alguns trânsitos teatrais entre essas cidades no início do novo milênio. A pesquisa analisa a maneira pela qual intérpretes atrizes e atores produziam, atualizavam e negociavam as diferenças nos bastidores. O trabalho adotou duas grandes estratégias. Primeiro, realizei uma investigação documental baseada em fontes primárias capaz de identificar os condicionantes sociais, econômicos e simbólicos que contribuíram para tornar os musicais teatralmente verossímeis, economicamente rentáveis e socialmente desejados em São Paulo. Concomitantemente, desenvolvi uma pesquisa de campo em escolas de teatro musical em São Paulo e Nova York, onde verifiquei que, no dia a dia do aprendizado, a interpretação era fundamental para expressar o mundo emotivo interno em cena. Além disso, professores ensinavam que artistas precisavam reconhecer os tipos que os seus corpos lhes permitem ser: quem teria o perfil para ser protagonista em certos espetáculos e quem não teria. Também realizei entrevistas com atrizes e atores brasileiros que viajaram para os Estados Unidos com a intenção de se especializarem como intérpretes. Aos poucos, ficou evidente como sujeitos adotavam uma gramática que qualificava os musicais ora como universais ora como particulares. Por um lado, as emoções entre as pessoas seriam universalmente compartilhadas nas duas cidades, permitindo o trânsito das peças. Por outro lado, os corpos de artistas eram particularmente diferenciados e nem todos tinham perfil para o trabalho. O itinerário dessas peças entre as cidades foi pavimentado por um conjunto intrincado de argumentos que incluía a potencialidade pedagógica das técnicas cênicas, as vantagens econômicas das produções, a comunhão global de emoções e a conquista de um sonho individual de artistas. Em paralelo, em São Paulo, os trajetos sofriam deslocamentos, adaptações, contestações e disputas. Dessa forma, investigo como discursos e práticas acerca da particularidade e da universalidade foram produzidos, reproduzidos, ressignificados, negociados, e, por vezes, recusados pelos sujeitos. As diferenças e semelhanças apareciam nas relações estabelecidas durante as diversas circunstâncias observadas. A pergunta analítica que atravessa toda a tese é: como as diferenças e as semelhanças apareciam nos trânsitos teatrais entre São Paulo e Nova York?
Título en inglés
Acts of difference: theatrical transits between São Paulo and New York in early 21st century
Palabras clave en inglés
Difference
Musical theater
New York
São Paulo
Transits
Resumen en inglés
Since the turn of the century, Broadway shows in New York City have come to be largely produced in São Paulo. In less than a decade, an organized system of musical production was established in the capital of the Brazilian State of São Paulo. This thesis purpose is to investigate some theatrical traffic between these cities in the beginning of the new millennium. The research analyses actress and actors way of producing, updating and negotiating the concept of difference in the backstage. The work has adopted two major strategies. First, I pursued a documental investigation based on primary sources to identify the social, economic and symbolic environment that allowed this to become viable. Simultaneously, I have endeavored field research at musical theater schools in São Paulo and New York City. I concluded that, in the daily learning, acting was essential to express the inner emotional world portrayed in scene. Furthermore, teachers instructed artists to recognize the types their bodies allowed them to be: who could be the lead in certain shows and who could not. I have also conducted interviews with Brazilian actress and actors that had travelled to the United States pursuing a career. Slowly, it became evident how subjects adopted a certain grammar that sometimes qualified musicals as universal, while at other times understood them as particular. On one hand, emotions were universally shared between the two cities allowing the traffic of plays. On the other, the performers bodies displayed particular differences and not all embodied the necessary type for the job. An intricate ensemble of arguments that included pedagogic potential of theatrical techniques, economic advantages of productions, global communion of emotions and the artists conquer of their individual dream cemented the plays itinerary between the cities. In parallel, in São Paulo, this discourse suffered displacement, adaptation, defiance and dispute. Thus, I investigate how speech and practices regarding particularity and universality have been produced, reproduced, re-significated, negotiated and, at times, rejected by subjects. Differences and similarities have surfaced in relationships established during the many circumstances observed by this author. The analytical question for the entire thesis is: how differences and similarities emerge in theatrical traffic between São Paulo and New York City?
 
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Fecha de Publicación
2019-04-08
 
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