• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-08072008-141736
Document
Auteur
Nom complet
Daniela do Amaral Alfonsi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Magnani, Jose Guilherme Cantor (Président)
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Toledo, Luiz Henrique de
Titre en portugais
Para todos os gostos: um estudo sobre classificações, bailes e circuitos de produção do forró
Mots-clés en portugais
Circuitos
Classificações Sociais
Cultura Nordestina
Dança
Forró
Música
Resumé en portugais
Esta dissertação apresenta as controvérsias que envolvem músicos, produtores e públicos apreciadores no que diz respeito ao forró, seus bailes, danças e músicas. A partir das denominações que se atribuem aos estilos desse gênero musical (como forró eletrônico, pé-deserra e universitário), este trabalho visa a discorrer sobre os significados atribuídos a tais termos em diferentes contextos e por atores distintos na disputa pela definição e legitimação da maneira de se tocar o forró. Mais do que distinguir um tipo específico de fazer musical, essas classificações ajudam a configurar gostos, opiniões e a organizar os bailes de forró presentes na cidade de São Paulo, local privilegiado da pesquisa. Esses bailes ocorrem em vários bairros da metrópole e abrangem diferentes circuitos e classes sociais. As classificações dadas ao forró ajudam também a delimitar os significados dessas classes sociais em contextos distintos e relacionar o que se faz no Sudeste do País ao que é produzido no Nordeste, local tido como origem do gênero. Assim, tenta-se compreender como e por que se configura essa associação entre um gênero de música popular, uma forma de lazer e a hierarquização dos espaços onde ocorrem suas práticas, a partir do ponto de vista da distinção social. O principal objetivo da pesquisa, portanto, é compreender como se dá, a partir da confluência dos três elementos (música, dança e baile) e das distintas representações de sua origem, a produção social da diferença que separa músicos, públicos e demais apreciadores em espaços e circuitos diversos.
Titre en anglais
The controversies in which musicians, producers and publics are involved with in what concerns forró, its parties, dances and music
Mots-clés en anglais
Circuits
Dance
Forró
Music
Northeast Culture
Social Classifications
Resumé en anglais
This dissertation presents the controversies in which musicians, producers and publics are involved with in what concerns forró, its parties, dances and music. In view of the denominations given to the styles of forró as a musical genre (such as electronic forró, pé-deserra and universitário), this work aims at exposing the meanings comprised by those words in different contexts, by different actors in the dispute over the definition and authentication of how to play the forró. More than to distinguish a specific kind of music making, those assortments of forró help form tastes, opinions and organize forró parties in São Paulo, the site focused on on the research. The parties occur in several neighborhoods of the metropolis and embrace different social classes and circuits. The classifications attributed to the forró also help to delimit the meanings of these social classes in different contexts and connect what is made in the Southeast of the country to what is produced in the Northeast, place know as the point of origin of forró. Thus, this dissertation asks how and why there is, from the point of view of the social distinction, an association among a popular musical genre, a source of leisure and the hierarchy of the spaces where forró parties take place. The main objective of this research, therefore, is, from the confluence of these three elements (music, dance and party) and from the distinct representations of the forró's origin, understand how the social production of difference that separates musicians, producers, publics and any other appraisers in various places and social circuits is made.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-07-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.