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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-09022017-144455
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Augusto Fileno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Amoroso, Marta Rosa (Presidente)
Peggion, Edmundo Antonio
Sztutman, Renato
Título em português
No seio do rio: linhas que casam, que curam e que dançam Parentesco e corporalidade entre os Mura do Igapó-Açu
Palavras-chave em português
Corporalidade
Mura
Noção de pessoa
Parentesco
Relações multilocais
Resumo em português
Este trabalho reflete sobre a organização social mura, a partir do estudo de uma das aldeias que compõem o Terra Indígena Cunhã-Sapucaia, localizada no município de Borba (AM). O tema da construção e manutenção da comunidade desdobra-se para o quadro mais amplo das relações multilocais que congregam o universo das demais aldeias dentro do território, organizadas em torno do eixo do rio Igapó-Açu, através de linhas que traçam o espaço político. Linha é um conceito norteador dessa dissertação, uma definição para a relação, ela descortina-se como um modo de pensar de que maneira ela se manifesta em distintos contextos. A aldeia mura como espaço político e cosmopolítico fornece o panorama do qual acompanharemos o processo de fabricação do corpo e definição da noção de pessoa mura, chave para entender o parentesco e o socius.
Título em inglês
On the breast of river: lines that marry, heal and dance Kinship and corporality in the Mura of Igapó-Açu
Palavras-chave em inglês
Corporality
Kinship
Multilocal relations
Mura
Personhood
Resumo em inglês
This work is a reflection about the mura social organization, from the study of one of the villages that make up the Indigenous Area Cunhã-Sapucaia, situated in the city of Borba (AM). The theme of the community construction and maintenance unfolds to the broader picture of multilocal relations that encompass the universe of other villages in the area, organized around the river Igapó-Açu axis, through lines that outline the political space. Line is a guiding concept of this dissertation, a definition of the relationship, it unfolds as a way of thinking as it expresses itself in different contexts. The mura village as a political and cosmopolitical area, provides the context in which we will accompany the body manufacturing process and the definition of mura personhood, key to the comprehension of the kinship and the socius.
 
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Data de Publicação
2017-02-09
 
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