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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2019.tde-11032019-134328
Document
Auteur
Nom complet
Ana Caroline Amorim Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Moisés, Beatriz Perrone (Président)
Cohn, Clarice
Figueiredo, Marina Vanzolini
Grupioni, Luis Donisete Benzi
Silva, Marcio Ferreira da
Titre en portugais
'A Caneta é nossa Borduna': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão
Mots-clés en portugais
Cultura com aspas
Ensino superior indígena
Etnografia
Políticas afirmativas
Tenetehara/Guajajara
Resumé en portugais
Esta tese reflete sobre as inquietações decorrentes da entrada e da presença, no ensino superior, de estudantes indígenas Tenetehara/Guajajara, povo Tupi-Guarani localizado na Amazônia Oriental no estado do Maranhão. É pela via etnográfica que este trabalho se constitui, através da observação participante, conversas informais e entrevistas, documentos, leis, portarias e resoluções referentes ao ensino superior para indígenas. A tese analisa duas experiências vivenciadas pelos índios: a primeira, na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), e a segunda vivenciada no curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas da Educação Básica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A partir dessas experiências, reflexões sobre indianidade, guerra, cultura com aspas são realizadas no presente trabalho.
Titre en anglais
'The Pen is our Borduna': an ethnographic study on the Tenetehara / Guajajara indigenous experiences in higher education in Maranhão.
Mots-clés en anglais
Affirmative policies
Culture with quotation marks
Ethnography
Indigenous higher education
Tenetehara / Guajajara
Resumé en anglais
This thesis reflects on the concerns about the entrance and presence in higher education of Tenetehara / Guajajara indigenous students, Tupi-Guarani people located in the Eastern Amazon in the state of Maranhão. It is through the ethnographic way that this work constitutes, through participant observation, informal conversations and interviews, documents, laws, ordinances and resolutions concerning higher education for indigenous people. The thesis analyzes two experiences lived by the Indians: the first, at the Federal University of Maranhão (UFMA), and the second one experienced in the Intercultural Licentiate course for Indigenous Teachers of Basic Education by the State University of Maranhão (UEMA). From these experiences, reflections on indianity, war, culture with quotation marks are carried out in the present work.
 
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Date de Publication
2019-03-11
 
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