• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-13062017-162347
Documento
Autor
Nome completo
Ypuan Garcia Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Montero, Paula (Presidente)
Geiger, Amir
Magnani, Jose Guilherme Cantor
Saez, Oscar Calavia
Steil, Carlos Alberto
Título em português
'Abertura para Deus' e 'brecha' para o demônio: a 'libertação' entre católicos na cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Abertura
Catolicismo
Libertação
Resumo em português
Esta tese, que provém de pesquisa etnográfica realizada entre os anos de 2013 e 2016 com um coletivo de cristãos que se concentram em um grupo de oração e uma comunidade católica na cidade de São Paulo/SP, tem como eixo o tema da libertação. O problema a que a tese se dedica é descrever um modo de existência no qual libertar não é se afastar, se separar, se emancipar, mas se vincular, se aproximar e se comprometer cada vez mais fortemente com Deus. Com base nas experiências desses católicos, proponho que a libertação não é um evento, mas a manutenção da caminhada com Deus. Em suma, trata-se de um percurso que não visa à liberdade e à autonomia do indivíduo, mas sim à aliança com a divindade. Esta incita a violência do demônio, que busca abrir uma brecha na abertura para Deus que é própria da libertação. A consideração do caráter comungatório da relação com a divindade e da oposição demoníaca a esse vínculo constitui o fio condutor da etnografia, que analisa suas reverberações nas seguintes instâncias: nos modos de falar; na filiação a Deus e em suas consequências no parentesco humano; na cura de mal-estares variados; nos modos de se relacionar com outras pessoas por meio da caridade; e na inevitabilidade da proliferação de intenções desconhecidas nos objetos que fazem parte do dia-a-dia. Todas elas me levam a postular que a onipresença de Deus (que está em tudo) e a quase onipresença do demônio (que pode estar em tudo) só são possíveis em um mundo cuja qualidade fundamental consiste em ser aberto.
Título em inglês
Openness to God and breach to the Devil: deliverance from demons among Catholics in São Paulo, Brazil
Palavras-chave em inglês
Catholicism
Deliverance
Openness
Resumo em inglês
This dissertation is an ethnographic study concerning the deliverance from demons among Christians who gather in a prayer group and/or are members of a Catholic community in São Paulo/SP, Brazil. Based on fieldwork developed between 2013 and 2016, its aim is to describe a mode of existence in which to deliver is not to ditch, to separate, or to emancipate, but rather to attach, to become closer, and to commit oneself ever more intensely to God. Predicated on this, I argue that deliverance is not an event, but a life-long commitment to walk with God. Consequently, it is not a path towards individual freedom and autonomy: it is devoted to strenghten the alliance with divinity and, therefore, instigates the Devils efforts to open a breach in the persons openness to God. The communion with God and the demoniacal opposition to it are the thrust of the ethnography, which analyzes its reverberations in the following instances: the ways of speaking; the parental relationship with God and its consequences for human kinship; the cure of various types of malaise; the relationships established through charity work; and the unavoidable presence of unknown intentions in objects that are part of daily life. These analytical steps converge to the proposition that Gods omnipresence (in everything) and the Devils quasi-omnipresence (in almost everything) can only be possible in a world whose defining quality is being open.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-06-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.