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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2015.tde-16072015-122344
Document
Auteur
Nom complet
Ana Martha Tie Yano
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Gallois, Dominique Tilkin (Président)
Cesarino, Pedro de Niemeyer
Miller, Joana
Moisés, Beatriz Perrone
Müller, Regina Aparecida Polo
Titre en portugais
Carne e tristeza - sobre a culinária caxinauá e seus modos de conhecer
Mots-clés en portugais
Caxinauá
Corporalidade
Culinária
Etnologia pano
Saberes ameríndios
Resumé en portugais
Cinegéticos por excelência, afirmam os caxinauá, povos falantes de uma língua pano, que a carne de caça (yuinaka) misturada a vegetais como milho (xeki), macaxeira (atsa) e banana (mani) é o que há de mais gostoso e saboroso (nuepeki) em sua sofisticada culinária. Para eles, comer bem constitui uma arte: reúne as pessoas, fortalece o pensamento (xinan), traz alegria (benima). No curso de minha estadia em San Martín, no Alto Purus, os mais velhos não hesitavam em ressaltar a beleza (duapa) de uma pessoa reconhecida por sua generosidade e hospitalidade assim se referiam àquelas consideradas sábias, xinanya, dotadas de um bom pensamento (xinan pepa). O presente trabalho intenta refletir sobre alguns aspectos das relações articuladas em torno do ato de preparar a comida e ofertá-la a alguém, tomando a culinária caxinauá e seus modos à mesa como uma via privilegiada para expressar conhecimentos e colocá-los em circulação.
Titre en anglais
Meat and Sadness - on the cuisine of the caxinauá and their manners of knowing
Mots-clés en anglais
Amerindian knowledge
Caxinauá
Corporality
Cuisine
Panoan ethnology
Resumé en anglais
Being great hunters, the caxinauá, peoples of speakers of a panoan language, say that game meat (yuinaka), when mixed with vegetables such as maize (xeki), macaxeira (atsa) and banana (mani) becomes the finest and most flavorful dish of their sophisticated cuisine. Eating well is to them an art: it gathers people, strenghtens the thought (xinan), brings joy (benima). In the course of my stay at San Martín, in Alto Purus, the oldest did not hesitate to praise the beauty (duapa) of person reputed for his or her generosity and hospitality - thus did they refer to those who are deemed wise, xinanya, gifted with "good thought" (xinan pepa). This work aims to reflect on some aspects of the relationships articulated about the act of preparing the food and offering it to another, viewing the caxinauá cuisine and their manners at the table as a privileged way of expressing (pieces of) knowledge and circulating them.
 
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Date de Publication
2015-07-16
 
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