• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-19052015-132441
Document
Auteur
Nom complet
Valéria Alves de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Silva, Laura Moutinho da (Président)
Munanga, Kabengele
Silva, Ana Paula da
Titre en portugais
Os tambores das 'yabás': raça, sexualidade, gênero e cultura no Bloco Afro Ilú Obá De Min
Mots-clés en portugais
Cultura negra
Gênero
Interseccionalidade
Raça
Sexualidade
Resumé en portugais
A pesquisa que deu origem a esta dissertação investigou as maneiras pelas quais as componentes do Bloco Afro Ilú Obá De Min: Educação, Cultura e Arte, operacionalizam e articulam os marcadores sociais da diferença raça, gênero e sexualidade no sentido de entender como, a partir desta articulação, o grupo construiu um diálogo e agenciou políticas culturais e os discursos sobre cultura e identidade negra na cidade de São Paulo. Os discursos acerca dos temas em tela são entendidos aqui como categorias política. Neste estudo percorremos quatro pontos fundamentais: a história do carnaval no Brasil o lugar ocupado pelo Ilú Obá no carnaval paulistano; os processos que deram origem ao bloco, sua composição artística e o perfil das integrantes; as dinâmicas das relações de raça, gênero e sexualidade no interior do bloco; o trânsito entre o Bloco Afro Ilú Obá De Min e o seu Ponto de Cultura Ilú Oná: Caminhos do Tambor.
Titre en anglais
The drums of "Yabás": race, sexuality, gender and culture on Bloco Afro Ilú Obá De Min
Mots-clés en anglais
Black culture
Gender
Intersectionality
Race
Sexuality
Resumé en anglais
The research that led to this dissertation investigated the ways in which the components of the Bloco Afro Ilú Obá De Min: Educação, Cultura e Arte articulate the social markers of difference race, gender and sexuality in order to understand how, from this intersection, the group built a dialogue and made use of cultural and political discourses about black identity and culture in the city of São Paulo, Brazil. The speeches under scrutiny here are understood as political categories. In this study we focused four key points: the history of carnival in Brazil and the position occupied by Ilú Obá in São Paulos carnival; the processes that led to the creation of the Bloco, its artistic composition and profile of members; the dynamics of race, gender and sexuality within the Bloco; and the traffic between the Bloco Afro Ilú Oba De Min and its transformation in the Ponto de Cultura Ilú Oná: Caminhos do Tambot.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-05-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.