• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2013.tde-19122013-140504
Documento
Autor
Nome completo
Mayã Martins Correia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Frúgoli Junior, Heitor (Presidente)
Lanna, Ana Lucia Duarte
Rubino, Silvana Barbosa
Título em português
Entre portos imaginados: construções urbanísticas pensadas a partir do projeto Porto Maravilha, cidade do Rio de Janeiro
Palavras-chave em português
Cidade
Embelezamento
Intervenções urbanísticas
Patrimônio
Turismo
Resumo em português
A dissertação aqui apresentada busca compreender as dinâmicas que envolvem as intervenções urbanísticas englobadas no projeto Porto Maravilha, sobretudo os discursos focados no embelezamento. O processo de implantação do projeto é iniciado no ano de 2009 na Região Portuária do Rio de Janeiro, alvo de discursos assentados no léxico da decadência. A abordagem metodológica deu-se por meio da sistematização de materiais da imprensa, da gestão pública e de guias de turismo, bem como do trabalho de campo, analisado a partir da perspectiva situacional e realizado em eventos oficiais, entre vendedores ambulantes na roda de samba da Pedra do Sal e na participação de espetáculos que lidam com uma complexa relação entre o projeto e grupos artísticos locais. O atual período nesse cenário é compreendido como uma possibilidade de acessar questões sobre as transformações no contexto contemporâneo do Rio de Janeiro, no qual as mudanças urbanísticas observadas possibilitaram a análise de um momento que torna latentes certos conflitos e percepções de cidade, como o fomento da atividade turística e o discurso de retorno ao centro e aos seus patrimônios.
Título em inglês
Among imagined ports: urbanistic constructions designed from the Porto Maravilha project, Rio de Janeiro city
Palavras-chave em inglês
City
Embellishment
Patrimony
Tourism
Urbanistic interventions
Resumo em inglês
The following dissertation seeks to comprehend the dynamics which involves the urbanistic interventions embraced by the Porto Maravilha project, especially the discourses focused on embellishment. The process of implantation of this project was initiated in 2009 at the port area of Rio de Janeiro, target of discourses focused on the lexicon of decadence. The methodological approach was given by a systematization of press material, public management and tourist guides, as well as field work, analyzing from the situational perspective and performed at official events, amongst street vendors at the Pedra do Sal samba gatherings and by participating on spectacles which deals with a complex relation amongst the project and local artistic groups. The current period in this scenery is comprehended as a possibility to access questions about the transformations on the contemporary context of Rio de Janeiro, when urbanistic changes allowed the analysis of a moment which makes latent certain conflicts and perceptions of the city, such as the promotion of touristic activities and the discourse of "return" to the city center and its patrimonies.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.