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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-22022013-100553
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Indig Teperman
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Schwarcz, Lilia Katri Moritz (Presidente)
Silveira Junior, Walter Garcia da
Simoes, Julio Assis
Título en portugués
Tem que ter suingue: batalhas de freestyle no metrô Santa Cruz
Palabras clave en portugués
Diferença
Gênero
Improviso
Raça
Rap
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como foco a prática de duelo rimas conhecida como batalha de freestyle. Segundo os participantes, o freestyle é "rap feito na hora" e o objetivo das batalhas é "zoar o outro". A partir de etnografia realizada ao longo de três anos na batalha da Santa Cruz, em São Paulo, analiso como os aspectos lítero-musicais e performáticos nublam a fronteira entre o insulto e a piada, possibilitando a encenação de conflitos e entabulando uma espécie de "economia da diferença". Nestes embates, os improvisadores mobilizam e flexionam categorias como gênero, sexualidade, raça/cor e classe social, operando como marcadores da diferença, sem produzir sentido isoladamente, mas apenas nas articulações efetuadas.
Título en inglés
Got to have swing: freestyle battles at the Santa Cruz subway
Palabras clave en inglés
Difference
Gender
Improvisation
Race
Rap
Resumen en inglés
The focus of this thesis is the practice of rhyme duels known as freestyle battles. According to the participants, freestyle is "rap on real-time", and the purpose of the battles is to "mock the other". Based in ethnography carried out for three years in the Battle of Santa Cruz, in São Paulo, I analyse how the literary-musical and performance aspects blur the border between insult and joke, enabling the staging of conflicts and setting what could be called a "economy of difference". In these disputes, improvisators mobilize categories such as gender, sexuality, race/colour and social class, operating as difference setters, without any meaning if viewed isolately, but exclusively in the articulations that are produced.
 
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Fecha de Publicación
2013-02-22
 
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