• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2006.tde-22032007-170816
Documento
Autor
Nombre completo
Andre Kees de Moraes Schouten
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Dawsey, John Cowart (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Chnaiderman, Jerusa de Carvalho
Título en portugués
Peregrinos do sertão profundo: uma etnografia da música de Elomar Figueira Mello
Palabras clave en portugués
Antropologia da experiência
Antropologia das formas expressivas
Etnografia e reprodução técnica da música
Sertão e metrópole
Resumen en portugués
Entendido como uma etnografia da música, este trabalho tem como foco da investigação o fazer musical do compositor baiano Elomar Figueira Mello, na sua intenção de comunicar uma experiência do sertão através de seus discos e em suas apresentações pelos palcos de teatros e salas de concerto metropolitanas. A partir de duas imagens que emergem da figura do compositor, tanto da análise de seus discos como em meio à experiência de campo, arrisco uma interpretação de sua obra como expressão de uma experiência sintética, liminoide, capaz de comunicar um mundo tradicional na era da reprodutibilidade técnica.
Título en inglés
Pilgrims of the deep sertão: an ethnography of music of Elomar Figueira Mello
Palabras clave en inglés
?Sertão? and metropolis
Anthropology of experience
Anthropology of expressive forms
Ethnography and mechanical reproduction of music
Resumen en inglés
Understood as an ethnography of music, this work focuses on the music-making of the Brazilian northeastern composer Elomar Figueira Mello, in his intention to comunicate an experience of the ?sertão? through both his records and his performances in the metropolitan theatres and concert rooms. Using two images that emerge from the figure of the composer, constructed through record analyses and fieldwork experience, this work risk interpreting of his work as a synthetic experience, liminoid, able to communicates a traditional world in the age of mechanical reproduction.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-05-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.