• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-22032007-170816
Documento
Autor
Nome completo
Andre Kees de Moraes Schouten
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Dawsey, John Cowart (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Chnaiderman, Jerusa de Carvalho
Título em português
Peregrinos do sertão profundo: uma etnografia da música de Elomar Figueira Mello
Palavras-chave em português
Antropologia da experiência
Antropologia das formas expressivas
Etnografia e reprodução técnica da música
Sertão e metrópole
Resumo em português
Entendido como uma etnografia da música, este trabalho tem como foco da investigação o fazer musical do compositor baiano Elomar Figueira Mello, na sua intenção de comunicar uma experiência do sertão através de seus discos e em suas apresentações pelos palcos de teatros e salas de concerto metropolitanas. A partir de duas imagens que emergem da figura do compositor, tanto da análise de seus discos como em meio à experiência de campo, arrisco uma interpretação de sua obra como expressão de uma experiência sintética, liminoide, capaz de comunicar um mundo tradicional na era da reprodutibilidade técnica.
Título em inglês
Pilgrims of the deep sertão: an ethnography of music of Elomar Figueira Mello
Palavras-chave em inglês
?Sertão? and metropolis
Anthropology of experience
Anthropology of expressive forms
Ethnography and mechanical reproduction of music
Resumo em inglês
Understood as an ethnography of music, this work focuses on the music-making of the Brazilian northeastern composer Elomar Figueira Mello, in his intention to comunicate an experience of the ?sertão? through both his records and his performances in the metropolitan theatres and concert rooms. Using two images that emerge from the figure of the composer, constructed through record analyses and fieldwork experience, this work risk interpreting of his work as a synthetic experience, liminoid, able to communicates a traditional world in the age of mechanical reproduction.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-05-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.