• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-25052012-100620
Documento
Autor
Nome completo
Stéfanie Gil Franco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Marques, Ana Claudia Duarte Rocha (Presidente)
Peixoto, Fernanda Arêas
Pontes, Heloisa André
Título em português
22 Dezembro 1938 - Arthur Bispo do Rosário: um estudo antropológico sobre arte e loucura
Palavras-chave em português
Antropologia
Arte
Arthur Bispo do Rosário
Loucura
Psicanálise
Resumo em português
Esta pesquisa busca, a partir de uma série de controvérsias, descrever como se constitui a relação entre arte e loucura tendo o caso de Arthur Bispo do Rosário como meio reflexivo. Em suma, trata-se de uma série de enunciados que vão se constituindo no entendimento da expressão artística dos loucos; e de como certas variâncias possibilitam pensar Arthur Bispo do Rosário como um artista contemporâneo. Considerando que só temos arte na loucura a partir das preocupações da psicologia em desvendar a universalidade da mente humana, vemos surgir um movimento que busca diferenciar a arte dos normais da expressão dos primitivos e insanos. Com a ascendência da arte contemporânea e das novas fronteiras entre o saber artístico e o saber psicológico, um novo debate se abre pensando a arte não mais como uma expressão universal e inerente ao homem, mas como uma linguagem possível em todos os homens e não intrínseco a ele. Com isso, as obras de Bispo do Rosário por sua linguagem se tornam um dos principais objetos de dissociação da estreita relação entre arte moderna, psicanálise e loucura no Brasil. Propus pensar na Missão de Bispo do Rosário como um discurso potente, que culminou em três caminhos paralelos: o primeiro, o da própria reconstrução do mundo, um mundo transgressivo e pouco legível, mas interessante para compor um modo de existência; o segundo, o da loucura, que tem na Missão o elemento do diagnóstico de esquizofrênico; e o terceiro, da arte contemporânea, que se apropria do discurso missionário, conformando-o em performance do artista. P
Título em inglês
December 22, 1938: arthur Bispo do Rosário: an anthropological study of art and madness
Palavras-chave em inglês
Anthropology
Art
Arthur Bispo do Rosário
Madness
Psychoanalysis
Resumo em inglês
This investigation is in search of, from a series of controversies, describing how to build a relationship between art and madness using the case of Arthur Bispo do Rosário as a reflexive environment. In short, work a series of headlines that are going to constitute at the understanding of the artistic expression of the mad, and how certain variations make possible to think Arthur Bispo do Rosário as a contemporary artist. Considering that we only have art in madness from the preoccupation of the psychology to unveil the universally of the human mind, we see the arising of a movement in search of differentiate the art of the Normal of the expression of the Primitive and Insane. With the ascendancy of the contemporary art and the new frontiers between the artistic knowledge and the psychological knowledge, a new debate is open thinking the art, not anymore like an universal expression and inherent to man, but as a language possible in all men and not intrinsic to him. With that, the work of Bispo do Rosário for its language became one of the main objects of the dissociation of the narrow relationship among Modern Art, Psychoanalysis and Madness in Brazil. I proposed to think of the Mission of the Bispo do Rosário as a powerful speech, which culminated on three parallel paths: the first, the reconstruction of the world itself, a transgressive world and little legible, but, interesting for composing a way of existence; the second, the madness, that has a Mission the element of diagnosis of the schizophrenic; and the third, the contemporary art, that appropriates itself of the missionary speech, conforming it in the artists performance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-05-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.