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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-03022010-094215
Documento
Autor
Nome completo
Larissa Lucciane Volpe
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Lombardo, Magda Adelaide (Presidente)
Biasi, Mario de
Marques, Mara Lucia
Título em português
Análise da paisagem no entorno dos eixos viários: o exemplo do Rodoanel Mario Covas na RMSP
Palavras-chave em português
Eixos viários
Geotecnologias
Paisagem urbana
RMSP
Rodoanel Mario Covas
Resumo em português
A construção de uma rodovia pode interferir na dinâmica urbana, transformando a paisagem em seu entorno, e isto pode ocorrer devido a diversos fatores como instalações de empreendimentos, novas ocupações residenciais, mudanças na dinâmica e na fisionomia das áreas já ocupadas. Neste trabalho, o objetivo do estudo da paisagem urbana ao longo de um eixo viário, que tem como função interligar outras rodovias, é analisar de que forma ocorrem as alterações na paisagem urbana e sua abrangência. O estudo das transformações da paisagem urbana no entorno do eixo viário Rodoanel trecho oeste nos bairros de Perus e Jaraguá na cidade de São Paulo foi trabalhada por meio de levantamento de dados de diversas fontes e utilização de geotecnologias. As geotecnologias unidas às informações provenientes de documentos e trabalhos de campo, auxiliaram na organização, gerenciamento e quantificação dos dados. Os resultados obtidos foram organizados nos mapas temáticos de área construída, área verde densa, gramínea e árvores esparsas, área de solo exposto e galpões. Estes mapas temáticos permitiram uma caracterização de um cenário no entorno do trecho oeste do Rodoanel Mario Covas nos bairros Perus e Jaraguá, com as alterações ocorridas desde o ano de 1994 até 2002, isto é, uma análise temporal. Para alcançar estes resultados foi trabalhado em ambiente SIG dois tipos de classificação digital, a analógica e a automática, sendo o método analógico realizado na imagem IKONOS e também nas fotografias aéreas; e o método automático realizado apenas na imagem de alta resolução IKONOS. Foram comparados os dois métodos e observado que a classificação analógica foi mais adequada para a realização da análise multitemporal por ter sido realizada da mesma forma nas duas fontes, nas fotos aéreas de 1994 e na imagem IKONOS de 2002; e também permitiu uma melhor visualização nos mapas temáticos por considerar áreas maiores que a classificação automática. Com a análise temporal foi possível concluir que, do ano de 1994 ao ano de 2002, a área verde densa aumentou, a área de gramínea e árvores esparsas diminuiu, a área de solo exposto diminuiu, a área construída aumentou e a área de galpões de 1984 a 2002 também aumentou. As imagens aéreas de 1994 e 2002 também foram comparadas com os trabalhos de campo realizados nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009, onde foi possível observar as transformações ocorridas neste período. Nesta análise, os resultados foram divididos em alterações positivas, neutras e negativas, como sugere relatório desenvolvido pela empresa responsável pela construção do trecho oeste do Rodoanel Mario Covas, e de acordo com as observações realizadas em campo e no âmbito bibliográfico. Concluiu-se aproximadamente 48% de alterações consideradas negativas, 41% positivas e 12% neutras na área de estudo.
Título em inglês
Landscape analysis over the road axles proximities: the example of Mario Covas Expressway on RMSP
Palavras-chave em inglês
Geotechnologies
Mario Covas expressway
RMSP
Roads axles
Urban landscape
Resumo em inglês
The construction of a highway may interfere on the urban dynamics and transform the landscape in its surroundings and this might occur due to several factors as installations of new undertakings, new residential constructions, changes on the dynamics and appearance in already occupied areas. In this work, the objective in the study of the urban landscape on the surroundings of a expressway axle, that have the function to link other highways, is to analyze in which way the landscape changes occur and its range. The transformations study of the urban landscape on the surroundings of the Mario Covas Expressway, east part, on the districts of Perus and Jaraguá, was developed through the gathering of data from several sources and the use of geotechnologies. The geotechnologies united to the data from documents and field works, aided the organization, managing and quantification of the data. The results obtained were organized on thematic maps of the built area, dense green area, grass and sparse trees, exposed soil and warehouses. These thematic maps allowed a characterization of the surroundings scenario of the East part of the Mario Covas Expressway on the São Paulo districts of Perus an Jaraguá, with a temporal analysis of the changes that took place from the year of 1994 through 2002. To reach these results two types of digital classification were worked over a GIS environment: the analogic and the automatic, being the analogical method constructed over the IKONOS imagery and also over aerial photographs; and the automatic method constructed exclusively over the IKONOS high resolution imagery. The two methods were compared and observed that the analogic classification was more suited to the multitemporal analysis due to the use of the same methods on both sources, on 1994 aerial imagery and 2002 high resolution imagery; and also allowed a better visualization on the thematic maps for considering larger regions than the automatic classification. With the multitemporal analysis was possible to conclude that, from 1994 through 2002 year, the dense green area increased, the grass and sparse tree area decreased, the exposed soil area decreased, the constructed area increased and warehouses area, from 1984 to 2002 also increased. The aerial images from 1994 and 2002 also were compared with the field work developed on 2006, 2007, 2008 and 2009, where was possible to observe the transformations that took place throughout this period. In this analysis, the results was divided in positive, neutral and negative alterations, as suggests report developed by the responsible company for the construction of the East part of the Mario Covas Expressway and according to the observations carried out on the field and over the bibliography extent. The conclusion is that approximately 48% of the transformations are considered negative, 41% positive and 12% neutral over the study area.
 
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Data de Publicação
2010-02-19
 
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