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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-14022014-121522
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Vitor de Lima Fonsêca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Regina Araujo de (Presidente)
Archela, Rosely Sampaio
Feitosa, Antonio Cordeiro
Fonseca, Fernanda Padovesi
Sousa Neto, Manoel Fernandes de
Título em português
Uma Jornada Geográfica Litorânea como proposta metodológica para ensinar e aprender Geografia na escola: uma experiência em São José de Ribamar/MA
Palavras-chave em português
Ensino de geografia e cartografia
Estudo do meio
Jornadas geográficas
São José de Ribamar
Resumo em português
Esta tese apresenta uma metodologia de trabalho na escola para aprender e ensinar Geografia. Trata-se de uma proposta de ensino a partir de um trabalho de campo que tem como princípios: a reflexão de uma construção plural de aula de campo, com múltiplos olhares com destaque para os alunos e professores. O objetivo principal foi propor um método de investigação com ênfase na valorização dos saberes geográficos tradicionais dos litorâneos de São José de Ribamar/MA, a partir de um estudo do meio com alunos da rede pública municipal de ensino, a fim de identificar se os saberes são utilizados pelos professores de Geografia. A partir de aula de campo, alunos e professores experimentaram de que forma os saberes podem ser sistematizados em um currículo que possibilite relacionar os conteúdos escolares com a realidade do cotidiano dos seus pais. Foram realizados dois experimentos intitulados Jornadas Geográficas Litorâneas com alunos do 6º ano para avaliar os efeitos das tarefas realizadas em campo e de que forma contribuem para a aprendizagem dos conteúdos geográficos que dizem respeito ao dia-a-dia da comunidade ribamarense. A primeira serviu de laboratório na avaliação da metodologia, a segunda serviu de parâmetro para análise dos efeitos das tarefas realizadas. Foram efetuadas quatro modalidades de análise: mapeamento da trilha com introdução de noções de cartografia escolar, análise dos relatórios, interpretação das cenas fotografadas e avaliação dos fatores presentes no cenário trilhado a partir de seminário. A experiência das jornadas realizadas por alunos e professores mostra-nos que um planejamento de aulas de campo, durante o período letivo da escola, pode contribuir decisivamente para a formação da cidadania do educando, aproximando o conhecimento teórico com o saber prático da comunidade.
Título em inglês
A Geographic Seaside Journey as a methodology to teach and learn Geography at school: an experience in São José de Ribamar/MA
Palavras-chave em inglês
Environmental study
Geographical journeys
Geography and cartography teaching
São José de Ribamar
Resumo em inglês
This thesis presents a methodology of work to learn and to teach Geography at school. It is a teaching proposal from a field study whose principles are: the reflection of a plural construction of class field from multiple perspectives with emphasis on students and teachers. The main objective is to propose a method of research with emphasis on the valorization of classical traditional geographical knowledge of the seaside city of São José de Ribamar/ MA, from a study of the environment with students from public municipal school in order to identify whether that knowledge is used by Geography teachers. From field class, students and teachers experienced how that knowledge can be systematized in a curriculum that enables students to relate the contents with the everyday reality of their parents. Two experiments entitled "Geographic Seaside Journeys were conducted with 6th grade students to evaluate the effects of the tasks performed in the field and how they contribute to the learning of geographic contents related to the everyday life of São José de Ribamars community. The first served as a laboratory for the evaluation of the methodology, the second as a parameter for analysis of the effects of the tasks performed. Four types of analysis were done: mapping the track with introductions of notions of school cartography, analysis of reports, interpretation of photographed scenes and evaluation through seminaries of factors presented in the followed settings. The experience of the journeys undertaken by students and teachers shows us that planning field classes during the academic school year, can contribute decisively to the citizenship of the student, approaching the theoretical knowledge to the practical knowledge of the community.
 
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Data de Publicação
2014-02-14
 
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