• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-01082019-160317
Document
Auteur
Nom complet
Astrogildo Luiz de França Filho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Martins, Elvio Rodrigues (Président)
Antunes, Charlles da França
Moreira, Ruy
Sousa Neto, Manoel Fernandes de
Titre en portugais
A Geografia que se ensina nos anos 1980: uma programática do movimento de Renovação da Geografia
Mots-clés en portugais
Associação dos Geógrafos Brasileiros
Currículo
Estudos sociais
Ideia pedagógica
Renovação crítica da geografia
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é apresentar o debate sobre o ensino de Geografia durante os anos 80 no Brasil, usando a noção de programa do filósofo francês Alain Badiou. Com isso, pretendemos identificar os pontos de discussão do ensino, entendendo-os como imperativos da pauta política concreta que a Educação experimentava durante aquela década. Nossa intenção com isso é apresentar uma outra narrativa do ensino da Geografia, além da que aparece na maioria dos trabalhos acadêmicos, durante o movimento de Renovação Crítica, em que este tema apareça como questão prioritária mediante as políticas de Estado como os Estudos Sociais, a questão curricular e o papel da escola na construção da sociedade brasileira. Para isso, foram feitas consultas ao acervo documental da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) na busca de fontes primárias. Partimos dos referenciais da história social das ideias, usando os conceitos de ideia pedagógica e ideia educacional, do educador Demerval Saviani, e de ideologia, dos sociólogos marxistas Henri Lefebvre e Michael Lowy. Como resultados, verificamos que a década de 80 pode ser distinguida em dois momentos: de 1980 a 1986, encontramos um grande movimento de debates e articulações com a categoria docente da escola básica via ação institucional da AGB e a militância de área da Geografia. Esse conjunto de discussões ganha acúmulo e maior sistematização teórica na segunda metade da década, ao mesmo tempo que surge como fórum nacional privilegiado dos professores de Geografia, o encontro denominado Fala Professor.
Titre en anglais
Geography taught in the 1980s: a program of the Geography Renewal movement
Mots-clés en anglais
Associação dos Geógrafos Brasileiros
Critical renewal of geography
Curriculum
Pedagogical idea
Social studies
Resumé en anglais
The aim of this work is to present the debate about the teaching of geography during the 80s in Brazil, using the French philosopher Alain Badiou's notion of program. Thereby, we intend to identify the points of discussion of teaching, understanding them as imperatives of the concrete political agenda that Education experimented during that decade. Our intention is to present another narrative of the teaching of Geography, in addition to the one that appears in most academic works, during the Critical Renewal movement in which this theme appears as a priority issue through State policies such as Social Studies, curriculum and the role of school in the construction of Brazilian society. For this, we inquire the documentary collection of the Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) in search for primary sources. We start from references of the social history of ideas, using the concepts of pedagogical idea and educational idea from the educator Demerval Saviani, and ideology from the Marxist sociologists Henri Lefebvre and Michael Lowy. As a result, we show that the 1980s distinguishes itself into two moments: from 1980 to 1986, we find a great movement of debates and articulations with the basic schoolteachers category through AGB's institutional action and Geography's militancy. This set of discussions builds up and acquires greater theoretical systematizing during the second half of the decade, while at the same time emerges as a privileged national forum for teachers of Geography, the meeting called Fala Professor.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-08-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.