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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-04082016-140408
Documento
Autor
Nome completo
Glauco Roberto Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Seabra, Odette Carvalho de Lima (Presidente)
Campos, Flavio de
Damiani, Amelia Luisa
Martins, Sérgio Manuel Merêncio
Nicolau Netto, Michel
Título em português
A produção espetacular do espaço: as cidades como cenário da Copa do Mundo de 2014
Palavras-chave em português
Cidade (como cenário) e imagem
Copa do Mundo da FIFA de 2014
Internacional Situacionista
Produção espetacular do espaço
Psicogeografia e deriva
Queda tendencial do valor de uso
Resumo em português
Esta pesquisa aborda as condições da produção do espaço urbano e sua imagem a partir da realização da Copa do Mundo de Futebol da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) de 2014, e as contradições entre elas. Para tal, recorre, sobretudo, às bases teóricometodológicas advindas de Henri Lefebvre, Guy Debord e outros membros da Internacional Situacionista (IS), bem como a Karl Marx e Robert Kurz. As cidades sede da Copa de 2014, mais notadamente São Paulo, Rio de Janeiro e São Lourenço da Mata/Recife, constituem o espaço de análise para compreender as relações entre Estado e capital, bem como suas formas de efetivação no cotidiano e no espaço. Em busca de desvendar o papel do Estado na reprodução (crítica) do capitalismo, foram analisadas as leis federais voltadas para a Copa de 2014; a carta de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinada à construção das arenas; o Regime de Diferenciado de Contratações Públicas (RDC); as Parcerias Público-Privadas; e os Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CID) concedidos pela prefeitura de São Paulo. Os resultados e consequências desse processo efetivam-se na espacialidade urbana e em seu cotidiano por meio de estratégias como, por exemplo, FIFA Fan Fest,smart city,naming right,áreas de restrição comercial, crime por marketing de emboscada,ranking de cidadesmarcas, direitos de imagem e de marketing da FIFA. Diante disso irrompe a hipótese de que a produção do espaço espetaculariza-se, e a cidade torna-se cenário na medida em que sua imagem é produzida e comercializada autonomizada de seus conteúdos e contradições. Reduzida a cenário, a cidade vê-se diante de novos processos de fragmentação e segregação, o que possibilita avançar na compreensão de novos negócios com o urbano e sua paisagem.
Título em inglês
The Spectacular production of the space: the cities as cenary to the 2014
Palavras-chave em inglês
City (as scenario) and image
FIFA's World Cup 2014
Psychogeography and driftage
Situationist International
Spectacular production of space
Trend of the falling rate of use-value
Resumo em inglês
This research approaches the conditions and contradictions between the production of urban space and its image, based on the FIFAs Football World Cup 2014 event. For this purpose, uses the theoretical and methodological bases arising from Henri Lefebvre, Guy Debord and other members of the Situationist International, as well as Karl Marx and Robert Kurz. The Cup host cities in 2014, especially Sao Paulo, Rio de Janeiro and São Lourenço da Mata/Recife, constitute the scope of analysis to understand the relations between state and capital as well as their ways of realization in daily life and space. Seeking to unravel the States role in the (critical) reproduction of capitalism, we have analyzed the Federal Laws aimed at the 2014 World Cup, the BNDESs line of credit granted for the construction of the World Cup stadiums; the Differentiated Contracting Regime; the Public-Private Partnerships; and the Development Incentive Certificates granted by São Paulos City Hall. The results and consequences of this process are materialized in urban spatiality and in daily life through strategies such as the FIFAs Fan Fests; smart city; naming right; areas of trade restraint; crime of ambush marketing; ranking city-brands; FIFAs image rights and marketing rights. In light of this arises the hypothesis that the production of space becomes spectacular, and the city becomes scenario to the extent that its image is produced and marketed autonomized of its contents and contradictions. Reduced to scenario, the city faces new processes of fragmentation and segregation, which enables us to a better understanding of the new business with the urban and its landscape.
 
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Data de Publicação
2016-08-30
 
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