• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1996.tde-05072024-183634
Document
Auteur
Nom complet
Rosalina Batista Braga
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1996
Directeur
Jury
Oliveira, Ariovaldo Umbelino de (Président)
Rodrigues, Arlete Moyses
Santos, Oder José dos
Seabra, Manoel Fernando Goncalves
Toledo, Gil Sodero de
Titre en portugais
Construindo o Amanhã: caminhos e (des)caminhos dos conteúdos geográficos na Escola Elementar
Mots-clés en portugais
Não consta
Resumé en portugais
Este trabalho é uma tentativa de interpretação da prática pedagógica com os conteúdos geográficos na escola elementar. Busca-se com essa interpretação compreender aquela prática e oferecer contribuições para a sua reconstrução na atualidade. Parte-se do pressuposto de que o acesso a conhecimentos espaciais básicos é fundamental para a inserção no mundo moderno. A prática de sala de aula é o lugar de onde tenta-se olhar o fenômeno estudado. Foi realizada uma investigação daquela prática a partir do discurso dos professores e dos cadernos de anotações utilizados por professores e alunos. Estabelece-se como limite inferior do período de tempo para a coleta dos dados empíricos a década de 30 do século atual. Para construir um referencial de análise foi feito um abordagem da construção da ciência geográfica, da escola elementar como escola para as massas e da construção da profissão docente, identificando elementos de permanência e de mudança de suas origens até os dias atuais. Na construção da Geografia buscou-se identificar seus objetos e métodos e suas principais clivagens metodológicas e teleológicas.. Na problematização dos objetos de estudo da ciência geográfica, discute-se as construções de autores que contribuíram para levar o processo de questionamento da Geografia até aos profissionais da escola básica
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-07-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.