• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1996.tde-05072024-183634
Documento
Autor
Nome completo
Rosalina Batista Braga
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Ariovaldo Umbelino de (Presidente)
Rodrigues, Arlete Moyses
Santos, Oder José dos
Seabra, Manoel Fernando Goncalves
Toledo, Gil Sodero de
Título em português
Construindo o Amanhã: caminhos e (des)caminhos dos conteúdos geográficos na Escola Elementar
Palavras-chave em português
Não consta
Resumo em português
Este trabalho é uma tentativa de interpretação da prática pedagógica com os conteúdos geográficos na escola elementar. Busca-se com essa interpretação compreender aquela prática e oferecer contribuições para a sua reconstrução na atualidade. Parte-se do pressuposto de que o acesso a conhecimentos espaciais básicos é fundamental para a inserção no mundo moderno. A prática de sala de aula é o lugar de onde tenta-se olhar o fenômeno estudado. Foi realizada uma investigação daquela prática a partir do discurso dos professores e dos cadernos de anotações utilizados por professores e alunos. Estabelece-se como limite inferior do período de tempo para a coleta dos dados empíricos a década de 30 do século atual. Para construir um referencial de análise foi feito um abordagem da construção da ciência geográfica, da escola elementar como escola para as massas e da construção da profissão docente, identificando elementos de permanência e de mudança de suas origens até os dias atuais. Na construção da Geografia buscou-se identificar seus objetos e métodos e suas principais clivagens metodológicas e teleológicas.. Na problematização dos objetos de estudo da ciência geográfica, discute-se as construções de autores que contribuíram para levar o processo de questionamento da Geografia até aos profissionais da escola básica
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-07-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.