• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-05112007-122043
Documento
Autor
Nome completo
Josoaldo Lima Rêgo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Suzuki, Julio Cesar (Presidente)
Abreu, Adilson Avansi de
Vitte, Antonio Carlos
Título em português
Espaço; modernidade e literatura: uma leitura de 'O Guesa', de Sousândrade
Palavras-chave em português
Espacialidade
Humboldt
Modernidade
Nacionalismo
O Guesa
Sousândrade
Resumo em português
O trabalho analisa a obra "O Guesa", do poeta maranhense Sousândrade, estabelecendo o ponto de contato que marca a influência do pensamento de Alexandre von Humboldt na instituição de significados em torno das idéias políticas, sociais e estéticas do poeta. Investiga, assim, os caminhos percorridos por Sousândrade na constituição de seu pensamento social e políticos, sob impacto do pensamento romântico do século XIX, na composição de uma visão de mundo impressa por meio de sua poesia. Em "O Guesa" (1979), é possível identificar, no âmbito de uma cosmovisão, o processo de um imaginário geográfico sobre a América Latina e sobre o Brasil, presente, dentre outras contribuições, também na obra de Humboldt. Nota-se, portanto, que o projeto literário do poeta esteve acrescido de um componente nacionalista americano, elevando-o como fonte importante para os estudos que pretendem entender o Brasil no contexto de constituição de características associadas aos processos modernos de interpretação da realidade, tais como o Romantismo e a idéia de nação.
Título em francês
Espace, modernité et littérature: une lecture de 'O Guesa', du Sousândrade
Palavras-chave em francês
Humboldt
Modernité
Nationalisme
O Guesa
Sousândrade
Spatialité
Resumo em francês
Le travail analyse l'oeuvre de poèmes "O Guesa", du poète du Maranhão Sousândrade, avec l'établissement du point du contact qui marque l'influence de la pensée de von Alexander Humboldt dans l'institution de significations autour des idées politique, social et l'esthétique du poète. Nous recherchon le parcours de Sousândrade dans la constitution de sa pensée sociale et politique, sous l'impact de la pensée romantique du XIX siècle dans l'arragement d'une perception du monde imprimée dans sa poèsie. Dans "O Guesa" (1979), c'est possible d'identifier, dans l'ampleur d'une vision cosmologique, le processus de production d'un imaginaire géographique sur l'Amérique Latine et sur le Brésil, présent parmi d'autres contribuitions, aussi dans le travail de Humboldt. Il est remarqué, par conséquent, que le projet littéraire du poète a été ajouté d'un composant nationaliste américain, en l'élevant comme source importante pour les études qui projettent de comprendre le Brésil dans le contexte de constitution de caractéristiques associés aux processus modernes d'interprétation de la réalité, ainsi comme le Romantisme et l'idée de nation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.