• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-14062023-175122
Document
Auteur
Nom complet
Douglas Alexandre Faria
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Martins, Elvio Rodrigues (Président)
Almeida, Cecília Cardoso Teixeira de
Antas Junior, Ricardo Mendes
Bomfim, Paulo Roberto de Albuquerque
Titre en portugais
Aeroporto Internacional de Guarulhos: um objeto técnico na centralidade geográfica do município
Mots-clés en portugais
Centralidade geográfica do município
Circulação
Espaço estranho
Sobreposição territorial
Resumé en portugais
Esta pesquisa irá investigar o Aeroporto Internacional de Guarulhos e sua inserção na centralidade geográfica do município. Debruçaremos nossas energias não somente na relação aeroporto cidade, mas sim em seu conteúdo pela razão de entendermos que as modificações de seus elementos internos podem ocasionar interferências externas, principalmente em sua contiguidade imediata. Este objeto técnico configura-se como uma sobreposição territorial na cidade de Guarulhos, um esgarçamento urbano, ao possibilitar que o planejamento do uso e ocupação do solo da cidade se encaixe ao Aeroporto e não o inverso. Essa interferência de grande magnitude em seu território, desde a sua concepção, efetiva-se sempre se expandir para induzir e/ou adequar a sua demanda, sempre adentrando na "cidade" causando desordem. Por outro lado, este equipamento aeroviário configura-se como elo da circulação, em nível global, ao possibilitar a transação de insumos e produtos de plantas industriais para a sua produção com alto valor agregado. O Aeroporto caracteriza-se como um encaixe territorial da transação em velocidade, como um espaço da globalização, da racionalidade, em sintonia com o período Meio Técnico-Científico-Informacional. Em concomitância a isto, tem-se na cidade empresas de armazenagem e distribuição de mercadorias em virtude dos grandes eixos viários de amplitude nacional em perfeita relação com o Aeroporto. Por fim, O Aeroporto como um "espaço estranho - uma relação ambígua", um objeto técnico inserido na cidade, mas que possui relações estranhas, relações dos usos da vantagem locacional. Um objeto técnico que necessita de um discurso como processo de convencimento da necessidade de seu uso, mesmo às custas de transtornos urbanos, ambientais, sociais, habitacionais, dentre outros. E sua ambiguidade se verifica pela geração de empregos, dos recursos para o erário municipal, a atração de inúmeras atividades relacionadas, entre outras coisas mais. Um objeto multifacetado.
Titre en anglais
Guarulhos Internacional Airport: a technical object in the geographic centrality of the municipality
Mots-clés en anglais
Circulation
Geographic centrality of the municipality
Strange space
Territorial overlap
Resumé en anglais
This research will investigate the Guarulhos International Airport and its insertion in the geographic centrality of the municipality. We will focus our energies not only on the airport-city relationship, but on its content because we understand that changes in its internal elements can cause external interference, especially in its immediate contiguity. This technical object is configured as a territorial overlap in the city of Guarulhos, an urban fraying, by enabling the planning of the use and occupation of the city's soil to fit the Airport and not the other way around. This interference of great magnitude in its territory, since its conception, always expands to induce and/or adapt its demand, always entering the "city" causing disorder. On the other hand, this airway equipment is configured as a circulation link, at a global level, by enabling the transaction of inputs and products from industrial plants for their production with high added value. The Airport is characterized as a territorial fit of the transaction in speed, as a space of globalization, of rationality, in tune with the Technical-Scientific-Informational period. Concomitantly with this, there are companies in the city for the storage and distribution of goods, due to the great road axes of national amplitude in perfect relationship with the Airport. Finally, The Airport as a "strange space - an ambiguous relationship", a technical object inserted in the city, but which has strange relationships, relationships of the uses of locational advantage. A technical object that needs a discourse as a process of convincing the need for its use, even at the expense of urban, environmental, social, housing disorders, among others. And its ambiguity is verified by the generation of jobs, resources for the municipal treasury, the attraction of numerous related activities, among other things. A multifaceted object.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.