• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-18062007-150254
Documento
Autor
Nome completo
André Vinicius Martinez Gonçalves
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Seabra, Odette Carvalho de Lima (Presidente)
Arroyo, Maria Mónica
Cacete, Nuria Hanglei
Título em português
Manifestações e contradições da metrópole de São Paulo no antigo bairro de Santana: a paisagem, o valor da terra, a intervenção urbana e o fenômeno da deterioração urbana
Palavras-chave em português
Deterioração urbana
Intervenção urbana
Metropolização.
Paisagem
Reprodução do espaço urbano
Resumo em português
Esta dissertação parte da tese que o avanço da Metrópole de São Paulo em direção ao antigo bairro de Santana, em especial, a partir dos anos de 1950, gerou ao espaço geográfico local, uma considerável diversidade espacial, implicando hoje, um mosaico de ealidades, tanto no aspecto de ocupação e uso do solo, como em relação às práticas sócio-espaciais. Essas realidades instauradas em Santana, na perspectiva do presente estudo são refletidas, sobretudo, a partir de duas questões: as intervenções urbanas, uma parcialmente efetivada nos anos de 1970, denominada Plano Cura Piloto de Santana, e outra em curso, intitulada Operação Urbana Vila Maria - Campo de Marte; e o fenômeno da deterioração urbana em Santana, fenômeno este, entendido como uma das contradições geradas a partir da reprodução do espaço urbano sob égide do sistema capitalista.
Título em inglês
Manifestações e contradições da metrópole de São Paulo no antigo bairro de Santana: a paisagem, o valor da terra, a intervenção urbana e o fenômeno da deteriorização urbana
Palavras-chave em inglês
Growth of metropolis.
Reproduction of the urban space
Space spalling
Urban deterioration
Urban intervention
Resumo em inglês
This report based on the thesis that the growth of São Paulo city towards the old neighborhood Santana, mostly from the fifties on brought to the geographical locus a great deal of landscape diversity. Such diversity led the city to look like a huge mosaic composed of so many different realities both regarding land occupation and usage and social visual specially lifestyles. As for the research herein presented, the differences that are established from two issuer: the urban interventions; one partially effective in the seventies called Plano CURA Piloto Santana and another one named Operação Urbana Vila Maria - Campo de Marte, and the phenomenon is know as one of the conceived contradictions from the reproductions of the urban lifestyle the capitalism system.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-06-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.