• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2000.tde-20032012-161716
Documento
Autor
Nome completo
Pedro de Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Costa, Wanderley Messias da (Presidente)
Lemos, Amalia Ines Geraiges de
Mello, Leonel Itaussu Almeida
Spósito, Maria Encarnação Beltrão
Waisman, Jaime
Título em português
O Papel da Circulação na Integração Econômica e Territorial da América do Sul
Palavras-chave em português
América do Sul
Geografia humana
Geografia política
Integração econômica
Resumo em português
O trabalho tem por objetivo analisar as descontinuidades das comunicações físicas entre os países da América do Sul observadas até o nascimento do Mercosul e as tendências de solução desses fenômenos, oriundas do novo tipo de relacionamento adotado a partir de então pelos estados sulamericanos. A análise foi estruturada em duas partes, sendo a primeira dedicada ao estudo das teorias desenvolvidas no campo da Geografia Política, para explicar o processo de integração econômica e territorial verificado no mundo moderno; na segunda parte são aplicados os princípios anteriormente arrolados para um exame circunstanciado da integração em curso na América do Sul e, mais especificamente, dos reflexos desse processo no sistema de circulação continental. O exame desenvolvido evidenciou a persistência de dois grupos de obstáculos ainda não resolvidos no ambiente sulamericano: na direção Leste-Oeste e na direção Norte-Sul. Nos dois casos aparecem como obstáculos as descontinuidades das rodovias, das ferrovias e das hidrovias. Ao final são propostas alternativas de solução das barreiras identificadas, com o duplo objetivo de completar a infra-estrutura de integração continental e de criar redes de transportes que propiciem a obtenção de preços competitivos para os produtos sul-americanos nos mercados globalizados.
Título em espanhol
El papel de la circulación en la integración territorial y económica de América del Sur
Palavras-chave em espanhol
América del Sur
Geografía humana
Geografía política
Integración económica
Resumo em espanhol
Este trabajo tiene por objetivo analisar las descontinuaciones de las comunicaciones físicas entre los países sudamericanos observadas hasta el nacimiento del Mercosur y las tendencias de solución de estos fenómenos, que se originan del nuevotipo de relacionamiento adoptado a partir de entonces por los estados del subcontinente. El trabajo fue estructurado en dos partes. La primera parte está dedicada al estudio de las teorias desarrolladas en el campo de la Geografia Política, enque se explica el proceso de integración econômica y territorial verificado en el mundo moderno. En la segunda parte son aplicados los princípios anteriormente arrollados para un examen circunstanciado de la integración en curso en la Américadel Sur y, más especificamente, de los reflejos de este proceso en el sistema de circulación continental. El examen desenvolvido evidenció la persistencia de dos grupos de obstáculos aun no resolvidos en el ambiente sudamericano, en lasdirecciones Leste-Oeste y Norte-Sur. En los dos casos están las descontinuaciones de las carreteras, de los ferrocarriles y de los rios navegables. En la conclusion, son propuestas altemativas de solución de las barreras identificadas con elduplo objetivo de contemplar la infraestructura de integración continental y de crear redes de transportes que propicien la obtención de precios competitivos para los productos sudamericanos en los mercados globalizados
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-03-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.