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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-09092011-103617
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Felipe di Carlo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Bacellar, Carlos de Almeida Prado (Presidente)
Motta, Jose Flavio
Valentin, Agnaldo
Título en portugués
Exportar e abastecer: população e comércio em Santos, 1775-1836
Palabras clave en portugués
Açúcar paulista
Demografia histórica
Economia portuária
Estrutura fundiária
Grandes escravistas
Posse de escravos
Resumen en portugués
Esta dissertação tem por objetivo entender como o crescimento econômico paulista a partir da década de 1760, provocado a partir das medidas do Morgado de Mateus, refletiu-se na economia, na população, nos domicílios e na distribuição da riqueza em Santos, o principal porto da capitania de São Paulo. Também buscamos relacionar os grandes escravistas santistas a fim de acompanhar suas atividades econômicas e suas inter-relações. É neste período que houve medidas de monopólio a favor do porto santista, a melhora da estrada da Serra do Mar, com a construção da Calçada de Lorena, e a ampliação do comércio portuário, de abastecimento e exportação, instigado pela expansão da lavoura canavieira no Oeste Paulista. Para mensurar as características santistas, primeiramente o perfil portuário é delineado e, a seguir, comparado com o restante da capitania/província a fim de identificar as suas especificidades.
Título en inglés
Export and supply: population and commerce in Santos, 1775-1836
Palabras clave en inglés
Agrarian structure
Biggest slavehonders
Historical demography
Paulista sugar
Port economy
Slaveholding
Resumen en inglés
This thesis has the objective to understand how Sao Paulo economic growth of the 1760s, triggered from the measurements of the Morgado de Mateus, was reflected in the economy, population, households and the distribution of wealth in Santos, the main port of capitania of São Paulo. We also seek to relate the large slaveholders santistas to monitor economic activities and their interrelationships. It was on that moment that were monopoly measures for the port of Santos, the improvement of the road to Serra do Mar, with the construction of the Calçada de Lorena, and expansion of port commerce, supply and export, instigated by the expansion of sugar production in Oeste Paulista. To measure the characteristics of Santos, firstly the port profile is delineated and, then, compared with the rest of capitania/província to identify the specific characteristics.
 
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Fecha de Publicación
2011-09-09
 
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