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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-15062015-104429
Documento
Autor
Nombre completo
Julio Lucchesi Moraes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Motta, Jose Flavio (Presidente)
Deaecto, Marisa Midore
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Werneck, Maria Helena Vicente
Título en portugués
Sociedades culturais, sociedades anônimas: distinção e massificação na economia da cultura brasileira (Rio de Janeiro e São Paulo, 1890-1922)
Palabras clave en portugués
Belle Époque
Economia da cultura
Financiamento da cultura
História de São Paulo
História do Rio de Janeiro
História econômica da cultura
Indústria cultura
Resumen en portugués
A presente tese analisa os aspectos econômicos do financiamento e gestão da cultura brasileira no período 1890 a 1922 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A argumentação baseia-se em amplo levantamento de dados quantitativos extraídos de fontes documentais primárias custodiadas por arquivos históricos brasileiros e internacionais, relativas à dinâmica de iniciativas, espaços e instituições de distintos suportes artísticos música, teatro, cinema e artes plásticas. Mais do que um simples arrolamento de dados, empreende-se aqui um esforço sintético, centrando atenções na identificação de macrofuncionalidades econômicas no universo da cultura em suas mais diferentes manifestações. Em diálogo com grandes nomes da teoria cultural internacional como Pierre Bourdieu e Theodor Adorno, o foco da pesquisa é a identificação e compreensão da ação de duas forças sociais estruturantes: a massificação e a distinção. Coligados, antagônicos e mutuamente influentes, serão esses os dois vieses centrais para a estruturação dos circuitos culturais brasileiros. As duas forças se farão presentes nas mais diversas atividades culturais do período. A resultante dessa complexa interação é um mosaico socioeconômico onde triunfa a distinção, o elitismo e a instrumentalização da cultura para finalidades excludentes.
Título en inglés
Cultural societies, anonymous societies: distinction and massification in brazilian cultural economics (Rio de Janeiro and São Paulo, 1890-1922)
Palabras clave en inglés
Belle Époque
Cultural economic history
Cultural Economics
Cultural financing
Cultural industry
Rio de Janeiro history
São Paulo history
Resumen en inglés
This thesis analyzes the economic aspects of the financing and management of the Brazilian culture in the period 1890-1922 in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo. The argument is based on extensive survey of quantitative data extracted from primary sources from both Brazilian and international historical archives connected to the dynamics of initiatives, spaces and institutions of distinct artistic media music, theater, cinema and plastic arts. More than a simple gathering of data, the project here is to undertake a synthetic effort, focusing on the identification of economic macrofunctionalities in the world of culture in its different manifestations. In dialogue with the great names of the international cultural theory such as Pierre Bourdieu and Theodor Adorno, the research centers attentions in the identification and understanding of the action of two structuring social forces: massification and distinction. Related, diverging and mutually influential, these are the two central biases for the structuring of the Brazilian cultural circuits. The two forces will be present in various cultural activities of the period. The result of this complex interaction is a mosaic where socioeconomic distinction, elitism and the instrumentalization of culture for exclusionary purposes triumphs.
 
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Fecha de Publicación
2015-06-15
 
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