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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-17072024-151109
Document
Author
Full name
Fabiana Marchetti
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Deaecto, Marisa Midore (President)
Luca, Tania Regina de
Schpun, Mônica Raisa
Venâncio, Giselle Martins
Title in Portuguese
Livraria Francesa e Difel: economia do livro, sociabilidade literária e pensamento universitário em São Paulo (1947-1982)
Keywords in Portuguese
Difel
História do Livro
Livraria Francesa
Pensamento Universitário
Relações Brasil-França
São Paulo
Abstract in Portuguese
A presente tese se dedica à história da Livraria Francesa e da editora Difusão Europeia do Livro (Difel), 'empresas-irmãs' fundadas por Paul-Jean Monteil em São Paulo, respectivamente, nos anos de 1947 e 1951. O objetivo do trabalho será discutir o lugar dos empreendimentos nos circuitos que dinamizavam a economia do livro paulistana, diante do processo de metropolização vivido pela capital em meados do século xx. Nesta conjuntura, destacam-se as atividades organizadas em torno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFLC-USP) e as iniciativas de seus membros para se postularem como protagonistas das transformações deste meio intelectual e urbano. Na esfera da circulação, a livraria se consolidará como um estabelecimento de referência na difusão de mercadorias importadas da França devido ao prestígio que o país europeu detinha junto à intelectualidade local, sobretudo, entre os universitários. Além de consumir os livros, este público também fará dela um espaço de sociabilidade e trocas profissionais que estimularão M. Monteil a diversificar seus investimentos, dirigindo-se à produção editorial. Assim, ele cria a Difel e inicia suas atividades com um programa de traduções de obras francesas que incorpora os recém-formados da FFCL-USP na condição de tradutores e revisores. Em seguida, ao avançarem nas etapas de sua profissionalização universitária, estreitando relações com o livreiro-editor, os mesmos se tornam autores dos projetos da editora dedicados às discussões sobre a história e a formação social do Brasil. Diante disso, demonstraremos como a Difel e a Livraria Francesa representam o papel do mercado de livros na construção dos meios para a tomada de consciência desta comunidade acadêmica sobre sua identidade enquanto grupo, e para que seus integrantes viabilizem alguns dos mecanismos transmissores de seus princípios, de seus debates, de suas obras e de sua autoridade como representantes de um novo sistema intelectual, ou uma forma de pensamento, que se forma em torno da universidade
Title in English
Livraria Francesa and Difel: book economy, literary sociability and university thought in São Paulo (1947-1982)
Keywords in English
Difel
History of the Book
Livraria Francesa
Relations Brazil-France
São Paulo
University Thought
Abstract in English
This thesis is dedicated to the history of the Livraria Francesa and the publisher Difusão Europeia do Livro (Difel), 'sister companies' founded by Paul-Jean Monteil in São Paulo, respectively, in 1947 and 1951. The objective of the work will be to discuss the place of the enterprises in the circuits that dynamized the São Paulo book economy, given the process of metropolization experienced by the capital in the mid-twentieth century. At this juncture, we highlight the activities organized around the School of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo (FFLC-USP) and the initiatives of its members to postulate themselves as protagonists of the transformations of this intellectual and urban environment. Considering circulation, the bookstore will consolidate itself as a reference in the dissemination of goods imported from France due to the prestige that the European country held with the local intelligentsia, especially among university students. In addition to consuming the books, this audience will also make it a space for sociability and professional exchanges that will encourage M. Monteil to diversify his investments, addressing editorial production. Thus, he creates Difel and begins his activities with a program of translations of French works that incorporates recent FFCL-USP graduates as translators and proofreaders. Then, as they advance in the stages of their university professionalization, strengthening relations with the bookseller/editor, they become authors of the publisher's projects dedicated to discussions about the history and social formation of Brazil. In view of this, we will demonstrate how Difel and the French Bookstore represent the role of the book market in building the means for this academic community to become aware of its identity as a group, and for its members to enable some of the mechanisms that transmit its principles, debates, works and authority as representatives of a new intellectual system, or a way of thought, that is formed around the university
 
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Publishing Date
2024-07-17
 
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