• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-22112023-191731
Document
Auteur
Nom complet
Maria Angela Raus
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Glezer, Raquel (Président)
Ikeda, Flavia Suzue de Mesquita
Albieri, Sara
Silva, Diana Mendes Machado da
Titre en portugais
O espetáculo contemporâneo: a ficção seriada audiovisual e sua circulação (Brasil, México, Turquia)
Mots-clés en portugais
Dizi
Economia da Cultura
História do Tempo Presente
Séries
Telenovela
Resumé en portugais
O trabalho apresentado é uma pesquisa sobre Economia da Cultura e História do Tempo Presente. Tem como objeto de estudo a circulação da ficção seriada audiovisual, nacional e estrangeira, a partir da observação de produções originárias do Brasil, do México e da Turquia. Essas produções podem apresentar formatos e nomenclatura diversos, que se adequam a especificidades culturais dos países de origem, a demandas de mercado internas ou a demandas constituídas pelos mercados de exportação. São exemplos: telenovela, série, dizi, entre outros. A pesquisa apresenta características da produção de cada um dos três países selecionados e compara os perfis de produção desses países entre si. O Brasil e o México são países que há décadas produzem telenovelas, consagradas respectivamente pelas empresas Globo e TelevisaUnivision. A Turquia é uma indústria emergente, com forte estratégia expansionista e produção descentralizada entre várias empresas. No atual contexto de consumo de entretenimento em plataformas digitais, os produtos de ficção seriada audiovisual circulam amplamente, sendo comercializados em eventos internacionais especializados em conteúdos audiovisuais. A pesquisa usa como fontes produções dos países citados, divididas em três formas de circulação: 1) adaptação de outros produtos culturais (livros, filmes, radionovelas); 2) adaptação de roteiros ou remakes; 3) exportação de episódio ou obra finalizada. As fontes da pesquisa contemplam também veículos de mídia especializada em entretenimento e redes sociais. As observações e análises foram construídas com apoio de bibliografia sobre Comunicação, Estudos Culturais, História Digital e pesquisas sobre ficção seriada audiovisual, destacando a construção do objeto de estudo em meios acadêmicos.
Titre en anglais
The contemporary spectacle: audiovisual serial fiction and its circulation (Brazil, Mexico, Türkiye)
Mots-clés en anglais
Culture Economy
Dizi
Present Time History
Telenovela
TV Series
Resumé en anglais
A research on Culture Economy and Present Time History, this work holds the objective of studying the running of the audiovisual serial fiction, produced both locally and abroad, by means of analysing productions from Brazil, Mexico and Türkiye. Such productions may present several kinds of formats and classifications, which are intended to match the cultural particularities of the countries of origin, as well as domestic and foreign demands related to export markets. Exemples: telenovelas, TV series. dizi, inter alia. This research presents production features of each of the three selected countries, comparing their distinct profiles. Brazil and Mexico have been producing telenovelas since decades, broadcast by Globo and TelevisaUnivision, respectively. Türkiye's emerging industry shows a strong expansionary strategy and decentralized production among several companies. Within the current context of entertainment on digital platforms, audiovisual serial products circulate intensely and are traded in international events of audiovisual content. The research resources are the audiovisual production of the three countries mentioned above, classified in three ways of circulation: 1) adaptation of other cultural products (books, films, radio serials); 2) adaptation of screenplays or remakes; 3) export of episodes or finished work. The research sources also cover specialized entertainment media and social networks. Observations and analyses were performed through bibliographic support on Communication, Culture Studies, Digital History and researches on audiovisual series fiction, highlighting the elaboration of the object of study within academia.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.