• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-01032024-110713
Documento
Autor
Nombre completo
Matheus Silva Dallaqua
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Pereira, Maria Cristina Correia Leandro (Presidente)
Lima, Solange Ferraz de
Ribeiro, Edméia Aparecida
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Título en portugués
Hominário transviado: sobrevivências da Antiguidade e ficções de masculinidade nos nudes pós-pornográficos do Projeto Chicos
Palabras clave en portugués
Cânone
Masculinidades
Nu
Projeto Chicos
Sobrevivências da Antiguidade
Resumen en portugués
O que significa ser homem se encontra, na contemporaneidade, em contestação. Grupos com filosofias por vezes antagônicas, tanto (hetero)normativas quanto plurais ou contra hegemônicas, buscam conduzir os debates e a produção imaginária e ficcional da masculinidade de acordo com seus próprios preceitos, normas e discursos. O que está em jogo hoje são imagens em disputa de diferentes sentidos sobre o que significa ser homem. Esta dissertação se desenvolve a partir da análise do Projeto Chicos, de Fábio Ladeira e Rodrigo Lamounier: uma produção textual, audiovisual e iconográfica de nus masculinos que registra narrativas, imagens, relatos e experiências de homens que escapam ao sistema sexo/gênero. Compreendendo o objeto como uma produção de nudes pós-pornográfica com base nas discussões desenvolvidas por Paul B. Preciado , o ponto fulcral deste trabalho é estudar a construção das masculinidades em Chicos por meio de seus recursos visuais à luz do conceito de sobrevivência da Antiguidade, buscando um diálogo conceitual entre diferentes áreas das ciências humanas, como a história, a antropologia, a filosofia e a história da arte. Tomando por base os pressupostos metodológicos estabelecidos por Ana Maria Mauad, Vania Carneiro de Carvalho e Solange Ferraz de Lima, o Projeto Chicos foi abordado a partir de um olhar, em um primeiro momento, quantitativo e serial, e que possibilitou, posteriormente, um estudo sobre as formas sobreviventes da Antiguidade clássica descritas por Aby Warburg e suas relações fantasmais com o objeto de estudo. Desse modo, almejou-se discutir como a masculinidade, em suas diferentes formas de expressão, é construída nas fotografias do Projeto Chicos a partir das poses, gestos e motivos iconográficos sobreviventes de uma história da arte que assume a Antiguidade clássica como cânone, cujas formas e discursos atravessam a produção de Ladeira e Lamounier
Título en inglés
Queer Hominaire: survival of Antiquity and fictions of masculinity in Projeto Chicos
Palabras clave en inglés
Canon
Masculinities
Nude
Projeto Chicos
Survival of Antiquity
Resumen en inglés
The meaning of masculinity in contemporary times is currently being contested by groups with sometimes opposing philosophies, ranging from (hetero)normative to pluralistic or contesting views, each seeking to shape the debates and the portrayal of masculin ity according to their own beliefs, norms, and discourses. At stake today are competing images and interpretations of what it means to be a man. This dissertation focuses on the analysis of Projeto Chicos by Fábio Ladeira and Rodrigo Lamounier, a textual, audiovisual, and iconographic production of male nudes that documents stories, images, and experiences of men who defy the sex/gender system. Viewing the object as a post pornographic production of nudes, drawing on the discussions developed by Paul B. Pre ciado, the main objective of this dissertation is to study the construction of masculinities in Chicos through its visual resources, vis à vis the Survival of Antiquity, by engaging in a conceptual dialogue between various fields of humanities, such as his tory, anthropology, philosophy, and art history. Based on the methodological theories established by Ana Maria Mauad, Vania Carneiro de Carvalho, and Solange Ferraz de Lima, Projeto Chicos was initially approached from a quantitative and serial perspective, which subsequently enabled a study of the s urviving forms of Classical Antiquity as described by Aby Warburg, and their interaction with the object of study. Thus, this dissertation aims to discuss how masculinity, in its different forms of expression, i s constructed in the photographs of Projeto Chicos considering surviving poses, gestures, and iconographic motifs of an art history that assumes Classical Antiquity as a canon, whose forms and discourses permeate the production of Ladeira and Lamounier
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.