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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-03032008-140811
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Archangelo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Carneiro, Maria Luiza Tucci (Presidente)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Morettin, Eduardo Victorio
Título em português
Um bandeirante nas telas de São Paulo: o discurso adhemarista em cinejornais (1947-1956)
Palavras-chave em português
Adhemarismo
Bandeirantismo
Cinejornal
Cinema
Política
Populismo
Resumo em português
A democratização da participação política a partir de 1946 caminhou por estratégias que visaram, sobretudo, um maior alcance da mensagem ao eleitorado. Dentre elas, tomamos como exemplo a visualidade das campanhas políticas de Adhemar de Barros em São Paulo, trabalhadas no formato de um veículo inspirado e testado numa experiência ditatorial (então recente) e capaz de "dar vida" ao seu o discurso: o cinejornal. Neste caso, o cinejornal Bandeirante da Tela, da Divulgação Cinematográfica Bandeirante. Seu conteúdo propagandístico - apresentado em meios a notícias de "atualidades" - carrega signos e valores latentes na sociedade em questão. E nos possibilita investir, analisando a representação adhemarista pela linguagem cinematográfica, na releitura de um momento político ainda pouco visitado pelo viés da História Cultural. Neste caso, por uma História Cultural da Política.
Título em inglês
The "adhemarista" representation through the cinematographic language (1947-1956)
Palavras-chave em inglês
Adhemarismo
Bandeirantismo
Cinema
Newsreel
Politic
Populism
Resumo em inglês
Since 1946 the democratization of political participation has aimed reaching the electors in a wider way. As an example of this we have studied the visibility of the political campaigns of Adhemar Barros in São Paulo. The media vehicle was inspired and tested in a dictatorial context (that was recent at the time) and it gave life to his speech: the newsreel. In this case it was the newsreel Bandeirante da Tela of the Divulgação Cinematográfica Bandeirante. Its propaganda content - which was presented as news - bears signs and latent values of the society in question. This makes it is possible for us to study and read again, analyzing the "adhemarista" representation through the cinematographic language, a political moment still unknown to the Cultural History. In this case a Cultural History of the Politics.
 
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Data de Publicação
2008-03-10
 
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