• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-06082020-191010
Documento
Autor
Nombre completo
Laiza Santana Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Carvalho, Vânia Carneiro de (Presidente)
Cymrot, Danilo
Pinheiro-machado, Rosana
Vilardaga, Stella Maris Scatena Franco
Título en portugués
SP 130 bpm: materialidade e gênero na cultura funk paulista (1995-2014)
Palabras clave en portugués
Corpo
Cultura material
Funk paulista
Gênero
História do tempo presente
Resumen en portugués
Este trabalho objetiva analisar de que forma os bens de consumo, incluindo bens de luxo, foram fundamentais para a estruturação da cultura funk paulista entre os anos de 1995 e 2014. Por meio da perspectiva da cultura material e do horizonte teórico da História do Tempo presente argumentamos que a apropriação de artefatos historicamente difundidos entre as classes sociais mais altas pelos funkeiros de - classe média baixa - não foi uma tentativa dessa classe de emular aquela, mas um processo histórico mais amplo e complexo. Com base no conceito de síntese corporal operacionalizado por Jean-Pierre Warnier (1999) foi possível analisar reportagens jornalísticas, letras de músicas e videoclipes no intuito de demonstrar como a materialidade específica apropriada pelos funkeiros não era uma proposta de reprodução do habitus de segmentos abastados da sociedade. Muito pelo contrário, compreendemos neste trabalho que a materialidade foi a matriz de subjetivação dos sujeitos da cultura funk paulista, que incorporaram de forma sui generis a dinâmica motora dos artefatos à sua própria dinâmica corporal. A relação com o luxo teve impacto diferente entre homens e mulheres que compartilharam a cultura funk. Tais diferenças foram aqui analisadas também a partir da dimensão material, ou seja, a partir de corpos e repertórios colocados em situações específicas de gênero.
Título en inglés
SP 130 bpm: materiality and gender in São Paulo's funk culture (1995-2014)
Palabras clave en inglés
Body
Funk
Gender
History of present time
Material culture
Resumen en inglés
This work aims to analyze how consumption goods, including luxury goods, were fundamental for the structuring of São Paulo's funk culture between 1995 and 2014. Through the perspective of the material culture and the theoretical horizon of the History of Present Time we argue that the appropriation of artifacts historically disseminated among the upper social classes by funkeiros - lower middle class - was not an attempt by this class to emulate that class, but a broader and more complex historical process. Based on the concept of body synthesis operated by Jean-Pierre Warnier (1999) it was possible to analyze journalistic reports, song lyrics and video clips to demonstrate how the specific materiality appropriated by funkeiros was not a proposal to reproduce the habitus (BOURDIEU, 2015) of wealthy segments of society. On the contrary, we understand in this dissertation that the materiality was the matrix of subjectivization of the subjects of São Paulo's funk culture, who incorporated in a sui generis way the motor dynamics of the artifacts to their own body dynamics. The relationship with luxury had a different impact between men and women shared the funk culture. Such differences were analyzed here also from the material dimension, that is, from bodies and repertoires placed in specific situations of gender.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-08-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.