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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2010.tde-09032010-111451
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Maret Scovenna
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcos Antonio da (Presidente)
Oliveira, Gilberto Maringoni de
Prado, Maria Ligia Coelho
Título em português
Nas linhas e entrelinhas do riso: as crônicas humorísticas de Belmonte (1932-1935) 
Palavras-chave em português
Belmonte (Benedito Bastos Barreto)
Crônica
Folha da Noite
Humor
São Paulo nos anos 30
Resumo em português
O objetivo da presente dissertação de mestrado é propor uma análise de parte das crônicas humorísticas de Benedito Bastos Barreto, o Belmonte. A análise desta produção literária, escrita entre 1932 e 1935, tem como eixo as temáticas mais constantes na escrita de Belmonte: a rejeição do governo de Getúlio Vargas e do Nazi-fascismo e as severas críticas à modernidade técnica. Em suas críticas ao Nazi-fascismo, elaboradas na primeira metade da década de trinta do século passado, o cronista demonstrou precocidade e ineditismo frente aos jornalistas e jornais paulistas da época, sendo que estes tendiam a se calar ou a demonstrar simpatia perante a ascensão dos governos Fascistas de Hitler e Mussolini. E, ao elaborar críticas à modernidade técnica, sugerimos que Belmonte não apenas repudiava o incrível potencial bélico demonstrado com ineditismo na Primeira Guerra Mundial , como também apontava para a complexa e problemática modernização da cidade de São Paulo, assim como a aspectos atribulados da sua história recente.
Título em inglês
On lines and between lines of laughter: Belmonte's humoristic chronicles (1932-1935)
Palavras-chave em inglês
Belmonte (Benedito Bastos Barreto)
Chronicle
Folha da Noite
Humour
São Paulo in the 30's
Resumo em inglês
The purpose of the present dissertation is to propose an analysis of some humoristic chronicles of Benedito Bastos Barreto, the Belmonte. The analysis of this literary work, written between 1932 and 1935, has the most often thematics on Belmontes writing as main point: the rejection of Getúlios Vargas government and of the Nazi-fascism, as well as the severe critics to the technical modernity. In his critics against the Nazi-fascism, elaborated during the first half of the thirties of the last century, the chronist demonstrates to be precoce and unheard of when compared to the jornalists and the newspapers of his time, for those used to keep quiet or demonstrate appreciation for the rising of Hitlers and Mussolinis fascist governments. And, as he elaborates critics to the techincal modernity, we sugest that Belmonte did not just repudiate the amazing warlike potencial that was demonstrated for the first time on the First World War , as well as he also indicates the complex and problematic modernization of São Paulo city, and the troubled aspects of its recent history.
 
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Data de Publicação
2010-03-09
 
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