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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2009.tde-10122009-103746
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Eduardo Sampietri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Alambert Junior, Francisco Cabral (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Nascimento, Aurélio Eduardo do
Título em português
A Discoteca Pública Municipal de São Paulo (1935-1945)
Palavras-chave em português
Ação cultural - São Paulo (1935-1945)
Cultura - São Paulo (1935-1945)
Discoteca Pública
Música - São Paulo - História
Resumo em português
Em 1935, a Prefeitura de São Paulo criou, com a participação de Mário de Andrade, o Departamento de Cultura. O próprio modernista acabou assumindo o cargo de primeiro chefe do órgão. Em sua estrutura foi criada a Discoteca Pública Municipal, que era dirigida por Oneyda Alvarenga. Órgão ativo de pesquisa inserido no projeto de música nacional de Mário de Andrade, entre 1935 e 1945, a Discoteca promoveu uma série de ações que visavam a elevação do gosto musical dos habitantes da cidade e pesquisas no campo do folclore musical, que serviam de base para os músicos interessados em aderir ao projeto de música nacional proposto pelo chefe do Departamento de Cultura. Entre essas ações destacam-se os Concertos Comentados de Discos, Serviço de Consultas Públicas de Discos e Partituras e as Gravações de Discos das Séries de Música Erudita Paulista, Folclore e Arquivo da Palavra.
Título em inglês
The Public Recorder Collection of São Paulo (1935-1945)
Palavras-chave em inglês
Cultural action - São Paulo (1935-1945)
Culture - Sao Paulo (1935-1945)
Music - São Paulo - History
Public Disco
Resumo em inglês
In 1935, the São Paulo city council created, with the participation of Mário de Andrade, the Departament of Culture himself to taked the position of first head it agency. In its structure was created the Discoteca Pública Municipal (the Public Recorder Collection), that was directed for Oneyda Alvarenga. Active agency of research, inserted in the project of national music of Mário de Andrade, between 1935 and 1945, the Discoteca promoted a series of actions that aimed rise the musical taste of residents of the São Paulo city and research the field of folklore musical, that they served of base for the musicians intereste in adhering to the project of national music proposed by head of the Departamento of Culture. Among these actions, the Concertos Comentados de Discos (Commented Recorder Concerts), Serviço de Consulta Pública de Discos e Partituras (Service of Public Consultations of Recorder and Partitions) and the recorder writings of the Series of São Paulo Erudite Music, Folklore Music and Word Archive are distinguished.
 
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Data de Publicação
2009-12-10
 
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