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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2024.tde-14052024-110428
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Luiz Stevolo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maria Aparecida de Aquino (Presidente)
Chiozzini, Daniel Ferraz
Ciampi, Helenice
Silva, Janice Theodoro da
Título em português
A perseguição ao Serviço de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo (1968-1970)
Palavras-chave em português
Ensino público
Ginásios Vocacionais
Órgãos repressivos
Perseguição
Subversão
Resumo em português
O presente trabalho tem como objetivo estabelecer alguns pontos para compreender as diferentes formas de controle, vigilância e repressão utilizadas pela ditadura militar brasileira (1964-1985) para perseguir e encerrar a experiência de ensino público promovido pelo Serviço de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo (SEV). Esta pesquisa, situada na análise documental produzida por diferentes setores dos órgãos repressivos do período, visa salientar que foram realizadas diversas investigações para tipificar como "subversivas" as práticas pedagógicas dos Ginásios Vocacionais que foram reunidas e depuradas no Inquérito Policial Militar (IPM) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, sob responsabilidade do coronel Rubens Resstel. O caso aqui em exame, evidencia um amplo e complexo sistema que, de forma peculiar na história da ditadura brasileira, procurou investigar as práticas sociais de seus funcionários, a organização, o sistema de ensino e as técnicas didático-pedagógicas desenvolvidas nos Vocacionais para verificar se havia ou não ensejo de "subversão" em seu métodos
Título em inglês
The persecution of the Vocational Education Service of the State of São Paulo (1968-1970)
Palavras-chave em inglês
Persecution
public education
Repressive bodies
Subversion
Vocational Gyms
Resumo em inglês
The present work aims to establish some points to understand the different forms of control, surveillance and repression, used by the Brazilian military dictatorship (1964-1985) to persecute and end the experience of public education promoted by the Vocational Education Service of the State of São Paulo. Paul (SEV). This research, based on the analysis of documents produced by the repressive bodies of the period, aims to highlight that several investigations were carried out to classify as "subversive" the pedagogical practices of Vocational Gyms that were gathered and refined in the Military Police Inquiry (IPM) of the Department of Education of the State of São Paulo, under the responsibility of Colonel Rubens Resstel. The case under examination here highlights a broad and complex system that, in a peculiar way in the history of the Brazilian dictatorship, sought to investigate the social practices of its employees, the organization, the teaching system and the didactic-pedagogical techniques developed in Vocational courses to verify whether or not there was an opportunity for "subversion" in his methods
 
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Data de Publicação
2024-05-14
 
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