• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-14112023-165956
Documento
Autor
Nombre completo
André Augusto de Oliveira Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Moraes, José Geraldo Vinci de (Presidente)
Aprobato Filho, Nelson
Bessa, Virginia de Almeida
Machado Neto, Carlos Gonçalves
Título en portugués
"Nóis cantemos assim": música, rádio e samba em São Paulo na primeira metade do século XX
Palabras clave en portugués
História do Cotidiano
Música
Rádio; História das Sensibilidades
São Paulo
Resumen en portugués
Partindo da trajetória de Adoniran Barbosa desde o seu nascimento, em 1910, até o primeiro sucesso nacional como compositor, a canção Saudosa Maloca, gravada pelos Demônios da Garoa em 1955, são narradas, ao longo desta tese, as histórias em torno das práticas musicais existentes nas ruas da cidade de São Paulo durante a primeira metade do século XX e suas relações com a nascente indústria da cultura, caracterizada pelas novas tecnologias da época, como discos, gramofones, vitrolas e rádios. A linha que conduz as histórias por trás dos sons paulistanos percorre o início da carreira do compositor que se notabilizou, na década de 1950, pela capacidade em absorver os sotaques sonoros da cidade e conseguiu, com sucesso, captar, narrar e representar, por meio de suas composições, as sensibilidades do período, em especial da população pobre. Longe de se constituírem como qualidades inatas, a percepção apurada e a musicalidade de Adoniran foram adquiridas e lapidadas nas ruas, por meio da escuta e da relação com criativos músicos que se encontravam nas praças, largos, terreiros, cordões, escolas de samba e avenidas da cidade. Com o objetivo de contribuir para a compreensão dos diferentes ritmos e melodias que circulavam e disputavam espaço em São Paulo durante o período inicial de desenvolvimento do rádio, foram identificados alguns dos sons que eram ouvidos na região central e bairros arredores, assim como as transformações nos hábitos e sensibilidades envolvidas nos atos da escuta e produção sonora. Utilizando documentação policial, jornalística, musical e fotográfica, são analisados os modos e práticas musicais com os quais os diferentes estratos sociais absorveram e desafiaram as tentativas do poder público em impor novas ordenações e posturas ao espaço urbano, na medida em que cidade avançava rumo a tão almejada modernização.
Título en inglés
"We sing like this": music, radio and samba in São Paulo, during first half of 20th century
Palabras clave en inglés
History of Everyday Life
Music
São Paulo
Sensorial Studies
Resumen en inglés
Tracing Adoniran Barbosa's trajectory, from his birth in 1910 until his first national success as a composer with the song "Saudosa Maloca", recorded by Demônios da Garoa in 1955, this thesis narrates the histories surrounding music practices that existed in the streets of São Paulo during the first half of the 20th century and their relationships with the rising culture industry, characterized by new technologies of the time such as records, gramophones, phonographs and radios. The thread that leads the histories behind the sounds of São Paulo follows the beginning of the career of the composer who became famous in the 1950s for his ability to absorb the city's sound accents and successfully capture, narrate, and represent the sensibilities of the period, especially of the poor population, through his compositions. Far from constituting innate qualities, Adoniran's refined perception and musicality were acquired and homed in the streets through listening as well as relationships with creative musicians who gathered in the city's squares, avenues, "terreiros", "cordões" and samba schools. With the aim of contributing to the understanding of the different rhythms and melodies that circulated and competed for space in São Paulo during the initial development of radio, some of the sounds that were heard in the central region and surrounding neighborhoods were identified, as well as the transformations in the habits and sensitivities involved in the acts of listening and sound production. Using police, journalistic, musical, and photographic documentation, the musical practices and traditions with which different social strata absorbed and challenged the attempts of the public authorities to impose new regulations and postures on urban space are analyzed, as the city advanced towards the long-awaited modernization.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.