• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-28062024-184727
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Simões de Almeida Pina
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Martinho, Francisco Carlos Palomanes (Presidente)
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
Faria, Joao Roberto Gomes de
Vertchenko, Henrique Brener
Título en portugués
Entre o palco e o prelo: estratégias editoriais e coleções teatrais (1820-1920); um estudo da coleção Bibliotheca Dramatica Popular
Palabras clave en portugués
Biblioteca Dramática Popular
Edição teatral
História do livro
Publicações seriadas
São Paulo
Resumen en portugués
No século XIX, o contínuo progresso das técnicas de impressão multiplicou o número de impressos e de suas tiragens. Com o intuito de escoar essa produção, uma infinidade de estratégias editoriais foi criada para atingir públicos específicos. Esse processo foi acompanhado pelo desenvolvimento e pela multiplicação de uma nova classe de impressos que mobilizou a ação do editor moderno: as coleções. Dentre essas, destacaram-se as chamadas "bibliotecas", que objetivavam não apenas corresponder à demanda de leitura dos novos leitores surgidos nesse período, mas principalmente foram investidas da missão civilizadora de universalizar o conhecimento, de instruir e de preparar os novos cidadãos. A literatura e, mais especificamente a literatura dramática, não passou ao largo desses acontecimentos. Ao contrário! A produção de "coleções de peças" e de "bibliotecas dramáticas" e o desenvolvimento da edição teatral estiveram intimamente ligados. Criadas com nomes sugestivos – repertório do teatro, arquivo teatral, biblioteca dramática etc. –, essas coleções desempenharam papel importante na difusão, em âmbito global, de novos gêneros de representação, de novas ideias e novos costumes. O presente trabalho se constitui em um estudo da fórmula editorial da Bibliotheca Dramatica Popular, última grande coleção dramática constituída no modelo supradescrito e que foi editada paralelamente em Lisboa, pela Livraria Popular de Francisco Franco, e em São Paulo pela Livraria Teixeira, na virada do século XIX ao XX. De maneira a cumprir essa tarefa, utilizamos a metodologia proposta por Isabelle Olivero – que enfoca, conjuntamente, não apenas a materialidade do impresso, mas também os textos e as práticas de leitura – para o estudo das estratégias editoriais implementadas pelas casas publicadoras – em sua maior parte livrarias-editoras – para lançar suas coleções no decorrer do séc. XIX. O resultado se constituiu em uma visão ampla, transversal, do sistema de coleções editoriais de peças de teatro no séc. XIX
Título en inglés
Between stage and press: editorial strategies and theatrical collections (1820-1920): A study on the Bibliotheca Dramatica Popular collection
Palabras clave en inglés
Biblioteca Dramática Popular
Book History
São Paulo
Serial Publications
Resumen en inglés
In the 19th century, the continuous progress of printing techniques multiplied the number of printed materials and their print runs. In order to market this production, a multitude of publishing strategies were created to reach specific audiences. This process was followed by the development and multiplication of a new class of printed materials that mobilized the action of modern publishers: collections. Among these were the so-called "libraries", which aimed not only to meet the reading demands of new readers who emerged during this period, but had mainly the civilizing mission of universalizing knowledge, and instructing and preparing new citizens. Literature and, more specifically, dramatic literature did not ignore these events. On the contrary. The production of "play collections" and "dramatic libraries" and the development of theatrical publishing were closely linked. Created with suggestive names, such as theater repertoire, theatrical archive, dramatic library, etc., these collections played an important role in the global dissemination of new genres of acting, new ideas and new habits. The aim of this paper is to study the editorial formula of the Bibliotheca Dramatica Popular collection, the last major dramatic collection to be based on the aforementioned model, which was published concurrently in Lisbon by Livraria Popular de Francisco Franco and in São Paulo by Livraria Teixeira, at the turn of the 19th to the 20th century. In order to accomplish this task, we use the methodology proposed by Isabelle Olivero, which focuses, jointly, not only on the materiality of printed matter, but also on texts and reading practices, to study the editorial strategies implemented by publishing houses, in their most of them booksellers-publishers, to launch their collections throughout the 19th century. The result constituted a broad, transversal view of the system of editorial collections of theater plays in the 19th century
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.