• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-30102013-112053
Documento
Autor
Nome completo
Carolinne Mendes da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Mauricio (Presidente)
Alambert Junior, Francisco Cabral
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966)
Palavras-chave em português
Cinema brasileiro
Cinema novo
Cultura popular
Negro
Resumo em português
Esta dissertação visa discutir a representação do negro em dois filmes brasileiros: Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). Objetiva-se compreender de que modo estas narrativas fílmicas definem o lugar dos personagens negros e conjugam certas relações sociais na estrutura dramática. Nos dois filmes, a presença de personagens negros no espaço urbano do Rio de Janeiro é elemento constitutivo da diegese e revela a disposição dos diretores em abordar o tema racial, num contexto de ampliação do debate sobre a cultura brasileira, especialmente, a cultura popular. Demonstramos que a problemática racial está presente nos filmes citados, ainda que não formulada em um discurso verbal. Assim, em cada um deles, a representação do negro se articula com uma representação do popular, de forma diferente. Em Rio, Zona Norte, a incorporação do negro já demonstra tensões em uma reflexão sobre o engajamento nacionalpopular. Em A Grande Cidade estas tensões são exacerbadas em uma reflexão sobre a crise daquele engajamento.
Título em inglês
The black in Brazilian cinema: an film analysis of Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) and A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966)
Palavras-chave em inglês
Black
Brazilian cinema
Cinema novo
Popular culture
Resumo em inglês
This work discuss the representation of black Brazilians in two films: Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) and A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). The objective is to understand how these filmic narratives define the place of black characters and combine social relations in dramatic structure. In both, the presence of black characters in urban areas of Rio de Janeiro is a element of the narrative and reveals the will of the directors to discuss the theme race in the context of the debate about Brazilian culture, especially the popular culture. We demonstrate that the racial problem is present in the films cited, though it isnt couched in verbal discourse. Thus, in each of them, the black representation is linked to a representation of popular, differently. In Rio, Zona Norte, the incorporation of the black already shows tensions in the reflection on the national popular engagement. In A Grande Cidade these tensions are exacerbated in a reflection on the crisis of that engagement.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-10-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.