• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-03092019-140851
Document
Auteur
Nom complet
Matheus Henrique Mafra
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Tatit, Luiz Augusto de Moraes (Président)
Lemos, Carolina Lindenberg
Lopes, Ivã Carlos
Molina, Sergio Augusto
Titre en portugais
Um álbum de canções: reflexões semióticas sobre Canções Praieiras
Mots-clés en portugais
Álbum
Canção
Canções Praieiras
Caymmi
Semiótica
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo analisar o álbum Canções Praieiras (CAYMMI, 1954), a partir da descrição de cada uma de suas faixas, mas com ênfase no sentido gerado pelo álbum como um todo. Essa proposta se insere numa discussão mais abrangente sobre a discursividade dos álbuns musicais. Diferentes reflexões evidenciam a ocorrência de uma tensão enunciativa inerente ao tipo discursivo álbum: uma relação complementar entre, de um lado, a identidade do álbum (composta por uma reiteração de elementos de expressão e conteúdo que criam um senso de unidade entre as faixas) e, de outro, a autonomia discursiva das faixas (que ainda podem ser reconhecidas, cada uma, como uma peça musical ou cancional). Assim, a descrição satisfatória de um dado disco poderia se dar em dois tempos: num primeiro momento, na análise faixa a faixa (isto é, o exame de cada uma das partes), encaminhando-se, por fim, à análise do projeto enunciativo do todo (revelado nas relações entre as faixas), tanto em âmbito paradigmático quanto no sintagmático. Seguindo essas premissas, o trabalho se dirige à descrição analítica do álbum de Caymmi. As análises de cada uma das oito faixas do disco seguem o modelo descritivo da Semiótica da Canção, conforme proposto por Luiz Tatit. Tendo todas as canções devidamente examinadas, é possível descrever o universo figurativo instituído em discurso, que estabelece uma rígida hierarquia entre os atores místicos (o mar em todas as suas distintas manifestações, Deus e a Lagoa do Abaeté) e os atores terrenos (pescador e mulher praieira). Verifica-se, ainda, a importância do sequenciamento das faixas na geração de sentido em Canções Praieiras. Por fim, reflete-se sobre os possíveis desdobramentos deste trabalho, que parece apontar para a descrição dos fazeres enunciativos próprios do álbum cancional, bem como dos elementos que constituem a relação de dependência entre faixas e disco.
Titre en anglais
An album of songs: semiotic reflections on Canções Praieiras
Mots-clés en anglais
Album
Canções Praieiras
Caymmi
Semiotics
Song
Resumé en anglais
The aim of this work is to analyze the album Canções Praieiras (CAYMMI, 1954) from the description of each of its tracks, although emphasizing the meaning produced by the album as a whole. This proposition is placed inside larger and more comprehensive studies on discursivity in musical albums. Different considerations show the occurrence of an enunciative tension that is inherent to the discursive type "album": a complementary relationship between the album's identity (composed by the reiteration of elements of expression and content that produce a sense of unity among the tracks) and the tracks discursive autonomy (which can, each, also be recognized as a song or musical piece). Therefore, a satisfying description of an album can be given in two stages: first, analyzing each track (each as part of a whole); then, analyzing the relation established between the tracks (as they constitute a whole), both in the syntagmatic and paradigmatic extents. Following these premises, this work analytically describes Caymmi's album, each of its eight tracks, following the model proposed by Luiz Tatit in his Semiotics of Song. Having had all the songs properly examined, it is possible to describe the figurative universe of its discourse, which shows a strict hierarchy between mystic actors (the sea and all of its distinct manifestations, God and the Lagoa do Abaeté) and earthly actors (the fisherman and the women from the coast). It is also possible to see the importance of the sequence of the tracks in producing meaning. Lastly, one can reflect on how this work can be developed to more detailed analysis and investigation on the enunciative doings that are characteristics to the album of songs, as well as the dependence between tracks and album.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-09-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.