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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde-07062017-083301
Documento
Autor
Nome completo
Marina Maluli César
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Tatit, Luiz Augusto de Moraes (Presidente)
Campos, Norma Discini de
Carmo Junior, José Roberto do
Machado, Regina
Monteiro, Ricardo Nogueira de Castro
Título em português
Texto sonoro e partitura gráfica: aspectos intersemióticos e enunciativos
Palavras-chave em português
Enunciação
Interpretação musical
Intersemioticidade
Partitura gráfica
Tensividade
Resumo em português
A presente tese se dedica à análise de partituras gráficas e da interação entre o som e a imagem que elas apresentam. O corpus da pesquisa inclui tanto partituras cuja notação possui uma motivação plástica quanto verbal além de algumas partituras mistas as quais permitem um olhar sobre a relação entre o texto e a imagem. Tendo em vista que a escrita e concepção da obra musical se influenciam mutuamente, exploramos algumas vias nas quais a enunciação musical presente no enunciado gráfico e a intersemioticidade entre o visual e o sonoro pudessem ser verificadas. Devido ao fato de a música instrumental ser uma arte performativa, examinamos igualmente aspectos enunciativos presentes na escrita da obra pelo compositor e em sua interpretação, durante sua leitura e execução. Para isso, desenvolvemos as noções de linearidade e tabularidade (Edeline, 2008a), interação das cores (Chevreuil, 1839; Goethe, 1996b) e percepção das linhas próprios ao enunciado visual (Bertrand, 2011; Edeline, 2008b; Ingold, 2011) e sua relação com a textualização (Bertrand, 2000). Relacionamos tais conceitos ao modo como o enunciado se produz nas diferentes instâncias do texto musical valorizando aspectos tensivos que permeiam tais relações segundo extensões do conceito de enunciação propostas por Stange (2014), Fontanille (2006, 2007) e Bertrand (2003, 2007). Deste modo, propomos uma leitura da partitura gráfica segundo aspectos tanto perceptivos e patêmicos quanto cognitivos chegando por fim à práxis enunciativa de modo a explicitar como tais percursos se relacionam e contribuem para a construção da significação de um texto musical.
Título em inglês
Sound text and graphic notation: intertersemiotic and enunciative aspects
Palavras-chave em inglês
Enunciation
Graphic scores
Intersemioticity
Musical Performance
Tensivity
Resumo em inglês
The purpose of this research is to analyse graphic scores and the interaction between sound and image arising from them. The research corpus includes scores that uses a more plastic character and mixed scores, which allows us to glimpse the verbal text and image relationship. Considering that the writing and conception of the musical work influence each other, we explore ways in which the musical enunciation is present in the graphic enunciated and the intersemioticity between the visual and the sonorous could be verified. Once instrumental music is a performative art, we will also deal with enunciative aspects present both in writing, carried out by the composer, as in its interpretation during its reading and performance. For this, we develope the definitions of linearity and tabularity (Edeline, 2008a), color interaction (Chevreuil, 1839, Goethe, 1996b) and perception of the lines proper to the visual text, (Bertrand, 2011; Edeline, 2008b; Ingold, 2011) and its relation to textualization phenomenon (Bertrand, 2000). We relate these concepts to the occurence of the enunciation in different instances of the musical text, taking into account their tensive variables according to extensions of the concept of enunciation proposed by Stange (2014), Fontanille (2006, 2007) and Bertrand (2003, 2007). This way, we propose a reading of graphic scores considering perceptual, pathemic and cognitive aspects. All these paths are related and contribute to the construction of the meaning of a musical text.
 
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Data de Publicação
2017-06-07
 
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