• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-08042004-134616
Documento
Autor
Nome completo
Cristina Gottardi Van Opstal Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Pais, Cidmar Teodoro (Presidente)
Marote, Joao Teodoro D Olim
Prados, Rosalia Maria Nétto
Título em português
"Da construção da identidade feminina em contos de Clarice Lispector: uma análise semiótica"
Palavras-chave em português
Clarice Lispector
Discurso literário
Identidade feminina
Semiótica
Valores
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo analisar, por meio de uma leitura semiótica, o tema da construção da identidade feminina em contos da escritora Clarice Lispector. Selecionaram-se, portanto, quatro textos que constituem o corpus de nosso trabalho, o qual se insere no universo do discurso literário, a saber: Amor; A imitação da rosa; Os laços de família e A bela e a fera. Num primeiro momento, apresenta-se a fundamentação teórica que sustenta esta análise, cuja base é a semiótica greimasiana, e, ainda, os modelos de formalização da semântica profunda estabelecidos por Pais. Concluído o exame das estruturas narrativas e discursivas dos contos escolhidos, chegar-se-á às suas estruturas profundas, revelando assim os sistemas de valores e a ‘visão de mundo’ da cultura brasileira, subjacentes aos referidos contos, no que se referem às condições para formação de uma identidade feminina. Com efeito, espera-se que as análises por ora realizadas possam contribuir de alguma maneira para a ciência semiótica e sua aplicação. Espera-se também, ainda que modestamente, suscitar alguma reflexão social no tocante às constatações presentes neste estudo. Afinal, revelar a ‘visão de mundo’ de uma sociedade é ainda um meio de fazê-la ‘olhar para dentro’ e refletir sobre o que deve permanecer e, essencialmente, o que precisa ser modificado.
Título em francês
La construction de l'identité féminine dans contes de Clarice Lispector: une analyse sémiotique
Palavras-chave em francês
Clarice Lispector
Discours Littéraire
Sémiotique
Valeurs
Resumo em francês
Ce travail se propose d’analyser le thème de la construction de l’identité féminine dans l’oeuvre de l’écrivaine Clarice Lispector. On a examiné, alors, quatre contes qui constituent le corpus, lequel s’inscrit dans l’univers du discours littéraire. Ces sont les suivants: Amor; A imitação da rosa; Os laços de família et A bela e a fera. Premièrement, les fondéments théoriques qui soutiennent cette analyse sont présentés. Des modèles de la sémiotique de Greimas et de la sémantique profonde de Pais ont été utilisés pour éxaminer les structures narratives, les structures discursives et les structures profondes du corpus établi. On a cherché à décrire la ‘vision du monde’ et les systèmes de valeur de la culture brésilienne, soutenus au nivéau de la sémantique profonde, à l’égard de la formation d’une identité féminine. En effet, on espère que ces analyses puissent constituer une contribution à la science sémiotique et son application et que elles puissent susciter, bien que modestement, quelques réflexions dans le domaine social sur les constatations effectuées dans ce travail.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissert.completa.pdf (4.17 Mbytes)
Data de Publicação
2004-05-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.